Estamos vivendo um cenário atípico em todo o mundo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, o isolamento social se fez necessário para evitar a proliferação da doença e escolas de todo o país suspenderam as aulas por tempo indeterminado. Com os filhos em casa, muitos pais precisam adaptar novas rotinas e usar a criatividade para entreter os pequenos durante o distanciamento social.
É inevitável que, em um primeiro momento, os pais recorram aos celulares, tablets e à TV para distrair a criançada, mas é importante evitar que recursos tecnológicos ocupem todo o tempo livre. Afinal, mesmo não se tratando de um período de férias, é uma ótima oportunidade para estreitar os laços em família e criar atividades que estimulem a criatividade e a cognição das crianças.
Para te ajudar nessa missão, separamos algumas brincadeiras e atividades para desenvolver com os filhos:
Para as crianças, só o fato de sair da rotina já é suficiente para deixá-las animadas. Imagine, então, a oportunidade de dormir fora de seu quarto e dentro de uma cabana? Animação garantida! E isso é tão fácil de fazer em casa!
Você vai precisar apenas de lençóis, cadeiras, roupas de cama um pouco mais fofinhas e um abajur. Para montar a cabana, pegue os lençóis e amarre um no outro. Depois, apoie-os em uma cadeira ou outro móvel mais alto e pronto: você tem a estrutura.
Para deixar mais aconchegante, coloque edredons para fazer as vezes do colchão, espalhe travesseiros e ligue um abajur com meia-luz. Finalize a noite contando uma história até que os pequenos peguem no sono.
Que tal estimular as crianças a colocarem a mão na massa e construírem seus próprios brinquedos/brincadeiras? Neste caso, vale recorrer a sites de busca na internet ou aplicativos para reunir ideias e aprender o passo a passo. Com materiais fáceis de encontrar em casa, a criançada poderá usar e abusar da criatividade.
A caça ao tesouro é uma brincadeira muito divertida e que as crianças normalmente gostam muito. Para brincar, é só escolher um objeto — se for algo que o seu filho gosta muito, ele pode ficar mais empolgado —, escondê-lo e colocar a criançada para procurar por ele.
Para deixar mais interessante, dependendo da idade dos pequenos, você pode escrever algumas pistas que levem a outras e, no fim, ao local onde está escondido o tesouro. Você pode também dar um pequeno mimo para todas as crianças, por terem participado. É diversão garantida!
Essa é uma ótima forma de estimular a imaginação dos pequenos! De início, você pode achar meio complicada essa história, mas nós garantimos: é uma atividade mais fácil do que parece e ainda incentiva a escrita à mão.
Para colocá-la em prática, basta pegar algumas folhas de papel em branco e dobrá-las ao meio. Pegue uma delas e faça desenhos na parte da frente e de trás com o seu filho, para servirem como a capa e a contracapa do livro. Depois, é só ir escrevendo a história nas outras folhas, fazer as ilustrações e encaixá-las dentro da que vocês reservaram para ser a capa.
Para arrematar, você pode grampear no lugar em que as folhas se encontram ou dar dois pontinhos com linha e agulha — sempre com muito cuidado e segurança para não deixar que o pequeno se machuque.
Nesse dia, o café da tarde ou o jantar pode acontecer de uma forma diferente. É só estender uma toalha no chão da sala e pronto! Toda a família vai ser convidada a fazer a refeição ali mesmo. O cardápio também pode ser escolhido em conjunto. Aproveite a oportunidade para estimular as crianças a comerem de forma saudável. Elas podem, inclusive, ajudar na preparação dos alimentos, sempre com a supervisão de um adulto.
Para essa atividade você só vai precisar de folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e muita imaginação. É muito simples: cada participante recebe uma folha em branco. O primeiro passo é desenhar uma cabeça no alto da folha. Depois, dobram-se os papéis e as folhas são trocadas entre os membros da família. Em seguida, cada participante continua o desenho na folha que recebeu. Repetindo as instruções, as folhas são novamente trocadas. Assim, cada participante desenha uma parte, da cabeça aos pés. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram. Além das boas risadas, no final da atividade, vocês podem criar uma galeria de arte da família e expor as obras-primas.
Ainda não se sabe quanto tempo as crianças permanecerão em casa, mas uma coisa é certa: diversão e aprendizado andam de mãos dadas. Então, é hora de abusar da criatividade e, de forma leve e lúdica, aproveitar o momento com os filhos.