Nos dias atuais, percebe-se que as pessoas estão mais conscientes em relação à preservação do meio ambiente e das questões sustentáveis, ainda assim, são preocupantes as consequências das ações humanas em relação à fauna e flora. O crescimento demográfico rápido, desmatamento, poluição, urbanização acelerada, descarte incorreto do lixo, entre outras, são algumas das ações que resultam na diminuição da biodiversidade, aumento da necessidade energética e alteração do clima global.
A informação é fundamental para que mais pessoas se engajem em atitudes diárias e o cuidado do entorno. Pensando nisso, e a proximidade das datas do Dia da Ecologia e do Meio Ambiente (5/6), o Colégio Batista Mineiro há sete anos desenvolve o projeto “Eu, Biodiverso”, que estimula a reflexão e a conscientização dos alunos do 6ª ano do Ensino Fundamental sobre as questões ambientais e de cidadania.
Segundo Fernanda Maciel, coordenadora do 6ª ano do Colégio Batista Mineiro, o foco dos estudos e discursões este ano foi o desenvolvimento da sociedade em relação à moradia, transporte, agricultura, extrativismo, atividade comercial, energia e comunicação. “Cada turma estudou o desenvolvimento em uma dessas áreas com o objetivo de entender como se deu a evolução e as consequências ao meio ambiente”, explica a educadora.
Para fechar o projeto com ‘chave de ouro’, na manhã do dia 3 de junho (sábado), os alunos apresentaram aos familiares e comunidade, por meio de exposições e vídeo, suas conclusões sobre o desenvolvimento da sociedade e as consequências ambientais.
O resultado que se quer chegar com o projeto é que os alunos compreendam que cada um tem responsabilidade na preservação do meio ambiente em cada atitude do dia a dia, como na coleta seletiva do lixo; reutilização de materiais; uso consciente dos recursos naturais etc. “Esse trabalho é importante, pois o que eles aprendem aqui é repassado aos familiares. Com isso todos ganham, tanto na conscientização como nas mudanças de atitudes do cotidiano que vão impactar o meio ambiente”, destaca Fernanda, que reforça a importância da ação. “O ‘Eu, Biodiverso’ é um projeto interdisciplinar no qual os alunos entendem um pouco mais de história, ciência, português, geografia e redação”, finaliza orgulhosa.