Celebramos, neste 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que nos convida à reflexão a respeito do cuidado com o planeta que habitamos. Na Rede Batista de Educação, essa consciência é cultivada desde muito cedo, em cada etapa de formação dos estudantes.
Um dos pilares da Rede Batista de Educação (RBE) é a sustentabilidade e, mais do que conteúdo curricular, o cuidado com o meio ambiente faz parte da educação transformadora dos Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil. Desde o Berçário até o Ensino Médio, a RBE promove uma formação baseada em princípios e valores cristãos, incentivando crianças e adolescentes a enxergarem o mundo de forma coletiva, em que cada atitude individual importa e impacta o coletivo.
Segundo a coordenadora de Ensino de Ciências e Biologia do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, Renata Frizeiro, a proposta é construir, com os estudantes, uma visão ampliada de meio ambiente, que vai muito além da natureza em si. “Trabalhamos o conceito de ambiente como tudo aquilo que nos cerca: a escola, a casa, os espaços de convivência e, claro, o planeta. Com atividades práticas, como reutilização de materiais, redução de consumo, cuidado com objetos e espaços comuns, promovemos uma educação que valoriza a preservação e o reaproveitamento”, pontua Renata.
A sustentabilidade não aparece apenas como um tema de sala de aula, mas como um princípio norteador de práticas cotidianas, reflexões em diferentes componentes curriculares e vivências concretas ao longo da Educação Básica. “Os estudantes compreendem que pertencem a um sistema interdependente; suas escolhas, atitudes e hábitos impactam diretamente o equilíbrio da vida no planeta”, destaca a coordenadora.
Para que esse aprendizado ganhe forma, a RBE investe em atividades significativas. Além dos conteúdos tradicionais, os estudantes participam de experimentos sobre fenômenos ambientais, como efeito estufa e chuva ácida, constroem maquetes, desenvolvem oficinas de reciclagem e produzem papel reutilizado. Destaque também para as Mostras Científicas e trabalhos de campo, que conectam teoria e prática.
A educação ambiental acontece de forma interdisciplinar, em que componentes curriculares como Ciências da Natureza, Biologia e Geografia se unem para formar o que a RBE chama de Geociências – um campo de integração de saberes que tem como cenário, por exemplo, o “Espaço Geociências”, no Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais. “Um espaço vivo, onde o solo, as árvores, os animais e os sons da natureza fazem parte do aprendizado dos estudantes”, explica Renata.
Renata exemplifica dois projetos que merecem destaque, realizados anualmente no Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais: o Eubiodiverso, desenvolvido com os estudantes do 6º ano, que aborda a diversidade da vida e das culturas como parte de um mundo melhor, e o trabalho de campo na Serra do Cipó, com a 3ª série do Ensino Médio, em que os estudantes experimentam o aprendizado ao ar livre, em contato direto com os ecossistemas estudados.
Apesar de todos os avanços, a educadora reconhece os desafios enfrentados pelo colégio e pela sociedade. “Lidamos com uma cultura social que muitas vezes reforça o consumo, [com] produtos com obsolescência programada, hábitos familiares que precisam ser transformados e políticas públicas que ainda deixam a desejar, especialmente na gestão de resíduos”, alerta.
“Os estudantes da RBE são sementes lançadas em todo o Brasil. Quando bem plantadas e cuidadas, essas sementes crescem, dão frutos e transformam o mundo à sua volta. É esse o nosso propósito, uma educação que muda o mundo”, conclui Renata.