Na Rede Batista de Educação (RBE), formar cidadãos vai muito além do ensino de conteúdos acadêmicos. A missão da instituição é promover o desenvolvimento integral dos estudantes — corpo, mente e espírito —, fundamentado em valores e princípios cristãos. Para isso, a RBE integra, de forma prática e significativa, a educação com valores e ética ao currículo escolar.
Para entender como isso acontece na rotina pedagógica, conversamos com Luciana Magalhães, coordenadora de Geografia do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, e com o coordenador do Batista Família e capelão, Nícolas Bastos.
Nícolas destaca que o verdadeiro aprendizado acontece quando o conhecimento é conectado ao propósito de vida. “O desejo e a busca pelo aprender é fazê-lo ser muito mais do que decorar conteúdo para uma prova. É levar cada aula a fazer sentido, ajudando o estudante a ligar conhecimento a uma educação que muda o mundo”, afirma.
O capelão ressalta que, como escola confessional, a RBE dialoga com o mundo a partir de Cristo e da Sua Palavra, que nos direciona a viver em sociedade sendo luz, com conhecimento para construir o bem. “Jesus é a personificação do conhecimento e da sabedoria, como nos aponta Provérbios: a Palavra encarnada, mas também o amor em movimento vivo, mostrando-nos que o diálogo com o saber nos leva ao diálogo com o amor”, pontua.
Nesse contexto, o papel dos educadores e dos colaboradores ganha ainda mais significado, pois todos são convidados a atuarem como estrategistas de vida, que inspiram e orientam os estudantes para além dos saberes acadêmicos. “Temos a oportunidade de apoiar a articulação de dons dados por Deus, paixões pessoais e necessidades do próximo no dia a dia dos estudantes”, explica Nícolas.
Essa proposta educativa visa formar jovens que se destacam não apenas pelas notas, mas por apresentarem caráter sólido, clareza de propósito e disposição para servir. A ética e os valores cristãos se tornam, assim, elementos que dão sentido ao aprendizado de cada disciplina:
Luciana Magalhães complementa essa visão ao destacar a importância da valorização de princípios como justiça, solidariedade e diálogo no colégio. Para ela, quando esses pilares são levados a sério, torna-se possível a formação de cidadãos conscientes, que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária.
Essa formação integral é sustentada por iniciativas como o Programa de Formação Ética e Socioemocional Bene, aplicada na RBE desde o Berçário até o Ensino Médio. “É um material didático robusto, com uma matriz de 16 competências. São mais de 40 habilidades socioemocionais, como autoconfiança e empatia, além de mais de 50 virtudes do caráter, como honestidade, coragem e respeito”, explica a educadora.
Segundo a coordenadora, esse trabalho socioemocional fortalece no estudante o senso de pertencimento e a confiança, promovendo uma cultura escolar inclusiva e acolhedora. Ela destaca que, além das aulas, os estudantes se envolvem espontaneamente em ações que colocam os valores em prática, como os “clubinhos” que ocorrem no recreio. “Neles, os estudantes fazem reflexões bíblicas, oram uns pelos outros e vivenciam empatia, generosidade e escuta ativa”, relata.
Todo esse movimento é acompanhado de perto pela capelania, que dá suporte aos professores especialmente quando os conteúdos exigem maior sensibilidade. “A capelania atua não só nas intervenções disciplinares, mas também como apoio direto ao corpo docente. Toda a estrutura curricular, inclusive os conteúdos alinhados à BNCC, conta com esse suporte por meio da capelania”, conclui Luciana.
Na Rede Batista de Educação, ensinar é, portanto, uma missão, pois forma seres humanos completos e preparados para transformar o mundo com conhecimento, ética e fé.