O encontro da Escola de Pais do Colégio Batista Mineiro aconteceu nesta última quinta-feira, 25 de maio, com o tema LIMITES: Chantagem, disputa de poder, autoridade questionada, desrespeito, olhar torto, birra, confronto…negociar ou impor? A psicóloga e diretora do Colégio Batista – Unidade BH Buritis, Sandra Beconha, e o psicólogo e coordenador do Programa Ética e Caráter, Pr. Wagno Alves Bragança, foram os convidados especiais para falarem sobre esse tema que alcança todas as famílias. De acordo com Beconha, colocar limites está diretamente ligado à ação dos pais junto aos filhos. “Como adultos devemos manter o controle das situações, não ocupar o lugar de igual ou disputar o poder e comando com a criança. Os limites são necessários e norteiam o caminho para a autonomia”, explica Beconha. Na opinião de Bragança a humanidade tem perdido a dimensão do outro gerando o desrespeito. Ele entende que o homem é livre na esfera do privado (pensamento) e limitado na esfera do público. Então, para Bragança, o grande desafio é “conciliar estes dois polos, aparentemente contraditórios: o Público e o Privado”.
“O Colégio Batista me surpreende a cada encontro da Escola de Pais. Participei do primeiro e fiquei encantada com o tema proposto que me acrescentou muito, e com este, não foi diferente, entendi mais sobre a questão dos limites e o quanto eles são necessários para que a minha filha, aos poucos, alcance a autonomia. Percebo que o Colégio interage muito bem com as famílias e desempenha, com excelência, o seu papel de educar juntamente com elas”, ressalta a mãe de uma aluna de 18 anos, Valdênia Fonseca de Oliveira Mazoni.
De acordo com Wagner Fonseca Nunes de Oliveira, toda criança pede limite, e muitos pais, às vezes, não conseguem impor limites, e por fim acabam sendo permissivos ao extremo. “Então, essa palestra veio para abrir os olhos das famílias em prol de uma maneira melhor de educarmos os nossos filhos. Acredito que os limites são necessários, porém o mais difícil é alcançar o equilíbrio entre o sim e o não. Portanto gostei muito do tema proposto desta noite, me acrescentou muito, e creio que foi muito relevante para as outras famílias também. E que venha o próximo encontro da Escola de Pais”, frisa.
Mensalmente a Escola de Pais promove encontros gratuitos sobre inúmeros temas contemporâneos que desafiam os pais na educação de seus filhos.
Tema – WEB: riscos e proteção
Paulo Leonardo Benício Praxedes
Coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, membro da Coordenadoria de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Minas Gerais e participante do Grupo especial para o enfrentamento ao tráfico on-line de crianças e adolescentes da Interpol.
27.08 – 24.09 – 29.10
Os temas abordados serão divulgados mensalmente.
Confira as fotos