No ano de 2030, após diversos conflitos étnicos, políticos e guerra civil, o Brasil deixa de existir como país, e em seu lugar surgem cinco novas nações. O limite territorial de cada uma corresponde ao que antes eram as cinco regiões geográficas do Brasil: norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.
Partindo dessa realidade alternativa, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio, unidade Floresta, foram desafiados a construir um país: criar o nome da nação, os símbolos nacionais, forma política, econômica etc.
Tudo isso fez parte de um trabalho interdisciplinar “Construindo um novo país”. A proposta pedagógica envolveu as disciplinas de Artes, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Química, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura. Por meio da interdisciplinaridade, os alunos foram desafiados a romper os limites inerentes à divisão em matérias em diversos níveis de integração do conhecimento.
A tarefa de construir uma nova nação estimulou os estudantes a conhecerem a região geográfica, suas riquezas, formação natural e humana, além de contar com a criatividade e autonomia de forma equilibrada na tomada de decisões.
Durante a execução deste trabalho os estudantes desenvolveram capacidades socioemocionais como responsabilidade, autonomia e empatia. O resultado dos estudos e pesquisa foi surpreendente!
Conheça a pesquisa dos estudantes!