O Biotério do Colégio Batista Mineiro se transformou em um “Sítio Arqueológico” durante as aulas de Ciências e História. Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II estudaram a formação do solo, fontes históricas, periodização histórica, análise de fósseis, ciência arqueológica e os impactos ambientais de produtos que o homem tem produzido ao longo do tempo.
O espaço do Biotério foi dividido em “sítios arqueológicos”, previamente preparados pelos professores Rafael e Gutemberg. Cada grupo, responsável por um desses “sítios”, correspondia a um período histórico, fazia as escavações, descobria fósseis e produtos enterrados.
Os alunos fizeram o levantamento de dados, planilhas foram preenchidas com as características percebidas e informações descobertas. Cada estudante tinha uma função específica dentro do “sítio”: escavadores, auxiliares de escavação, biólogos, geólogos, fotógrafos e avaliadores da extensão do sítio, observando e anotando o máximo de informações que seriam socializadas para toda a turma.