Lições sobre o uso correto das redes sociais, o consumo consciente de água e energia, o cuidado que se deve ter com a alimentação e com a saúde dos dentes. Esses foram alguns dos ensinamentos que os estudantes do 4º ano do Colégio Batista Mineiro – Unidade Floresta tiveram durante o 20º Congresso Criança Cidadã, realizado entre os dias 21 e 23 de outubro.
Durante o congresso, os estudantes puderam aprender também sobre como a cidadania é uma forma de participação social e política. Para isso, de maneira dinâmica e lúdica, a turma assistiu a uma série de palestras, entre elas: “Criança Cidadã e o uso correto da energia” (atores da Cemig), “Criança Cidadã cuida bem do seu sorriso” (Dr. Rodrigo Almada), “Criança Cidadã cuida da alimentação” (nutricionista Mercedes Campolina), “Criança Cidadã cuida e preserva a água” (Copasa) e “Criança Cidadã e o uso correto das redes sociais” (Ailton). Houve ainda a participação especial da Associação das Voluntárias da Santa Casa (AVOSC).
Conforme destacou Mônica Dias, coordenadora do 4º ano da unidade Floresta, tratou-se ainda de uma oportunidade para reforçar sobre a importância de se adotar no dia a dia atitudes de solidariedade, cooperação e empatia para construção de um mundo melhor. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece que a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza. Isso é o que buscamos desenvolver no Colégio Batista Mineiro, por meio de projetos como o Congresso Criança Cidadã”, afirmou Mônica.