“Neste mundo pós-moderno, a Química se torna uma disciplina fundamental no que diz respeito ao meio ambiente, uma vez que é crescente o número de problemas relacionados a questões ambientais” (JACOBI, 2003). Deste modo, encontrar soluções para conscientizar a população frente à extrema necessidade de preservação é um dos papéis importantes das Ciências da Natureza. Por isso, todos os anos, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove a Olimpíada Científica aberta à participação de todas as escolas, públicas e privadas, da cidade, visando estimular a iniciação científica. Este ano, nos dias 18 e 19 de outubro, o Colégio Batista Mineiro – Unidade Uberlândia participou pela primeira vez da Olímpiada, se destacou e recebeu premiação.
O Batista apresentou o projeto Ciência Viva que possibilitou inserir os alunos em um meio de trabalho como agentes principais da proposta pedagógica. Os próprios alunos planejaram, estudaram e entenderam a necessidade da preservação ambiental, e, ainda, apresentaram os resultados alcançados para a comunidade escolar. Além disso, o trabalho mostrou que é possível ensinar conteúdos químicos e articular com outras áreas do conhecimento, como Matemática, Biologia, Geografia e Artes, por meio de um projeto interdisciplinar visando à educação e a conscientização ambiental. O diretor da Unidade Uberlândia, professor Jean Silveira, pontuou, que as crianças e os adolescentes de hoje precisam, impreterivelmente, ter consciência de como tratar o meio ambiente, e a escola deve colaborar com o início de tal aprendizado.
Para realizar os trabalhos escolares, os alunos do Colégio foram orientados a desenvolver diferentes atividades com propostas pedagógicas que identificaram as habilidades inerentes de cada um. O trabalho realizado no Colégio Batista Mineiro – Uberlândia versou sobre o ensino de educação ambiental via práticas e vivências desenvolvidas junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental realizando práticas de intervenção no lago e na nascente localizados no Colégio.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os alunos do Ensino Fundamental devem concluir esta etapa da educação básica aptos a compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformação do mundo em que vive (BRASIL, 1998). Dessa forma, torna-se imprescindível, nas aulas de Ciências da Natureza, o desenvolvimento de temáticas problematizadoras com o intuito de possibilitar aos estudantes a compreensão do mundo ambiental no qual estão inseridos. O diretor enfatiza que a participação no evento propiciou, também, a compreensão do mundo social do qual os estudantes fazem parte, de modo que possam desenvolver a capacidade de tomada de decisão enquanto cidadãos, além de atitudes e valores responsáveis com a cidadania em busca da preservação ambiental.