O Colégio Batista Mineiro participará de mais um torneio estudantil, desta vez com o futebol feminino sub-18 da Escola Batista de Esportes (EBE). As atletas vão representar Minas Gerais no IV Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol de Campo Feminino/2023, em Palmas/TO, nos dias 23 a 30 de abril. O evento é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE.
As atletas estão entusiasmadas e treinando bastante para o torneio. Este é o primeiro campeonato brasileiro para algumas delas.
Segundo a atleta e estudante da EBE do Colégio Batista Mineiro (CBM) Daniela Diniz, 16 anos, a expectativa é grande para este campeonato, pois é o primeiro de que ela participa com a equipe de futebol. “É a primeira vez que participo de um torneio brasileiro de futebol, estou bem animada e treinando muito, praticamente todos os dias da semana”, pontuou.
A atleta falou ainda da importância que o Batista tem em sua vida, pois entrou no Colégio aos 4 anos de idade, foi para a EBE aos 6, então está imersa nos esportes desde sempre. “A rotina de treinos faz parte da minha vida e da minha rotina. O Colégio Batista incentiva o esporte e tem preocupação com o nosso bem-estar não só físico, mas também mental”, afirmou Daniela.
A capitã do time, Bianca Gonçalves, de 17 anos, está animada para o torneio. “Este é o meu primeiro torneio de campo, já disputei outros no futsal. Esperamos fazer um ótimo campeonato”, disse.
Assim como Daniela, Bianca também é aluna do Colégio Batista Mineiro. “O Batista abre portas e está fazendo isso no futebol feminino, dando a oportunidade em tudo que o Colégio oferece. E a Escola de Esportes representa uma das melhores fases da minha vida, foi a melhor escolha que fiz em representar o Batista, sinto orgulho em vestir essa camisa”, finalizou.
Para Ana Bárbara de Oliveira Cruz, treinadora do time, a expectativa é grande para este torneio. De acordo com ela, a experiência que as atletas vão ter é algo maravilhoso. “A primeira expectativa é a experiência ímpar que as meninas estão vivenciando, poder viajar e participar de uma competição deste tamanho. Para uma aluna de colégio, é algo maravilhoso, não se vive isso em escola, quem vive isso são atletas de clube. Elas vão vivenciar uma oportunidade que poucas adolescentes no Brasil têm chances de viver”, pontuou.
O coordenador da EBE, Daniel Simões, afirmou que este campeonato é de suma importância, pois envolve escolas de todas os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de ser uma competição seletiva para eleger a escola que representará o Brasil no Mundial escolar em Marrocos, no mês de julho. “Apesar de termos uma equipe de futsal, nossas estudantes atletas estão fazendo treinos específicos no campo e acreditamos que estarão mais adaptadas para a competição. Esperamos uma boa participação”, pontuou.
O IV Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol de Campo será a seletiva para o Mundial, que ocorrerá em Marrocos, no mês de julho. O evento internacional é promovido pela International School Sports Federation – ISF.