Estudantes de todas as etapas criaram e repensaram atitudes em favor da natureza
A instituição de ensino tem entre seus valores o respeito e o cuidado com a natureza. Por esta razão, o Colégio realizou ações durante a Semana do Meio Ambiente. Do dia 3 a 7 de junho (segunda a sexta-feira) ocorreram eventos com o intuito de chamar atenção para a necessidade de preservar o ambiente em que vivemos para o futuro de quem estar por vir.
O auditório do Colégio Batista Mineiro Granja Marileusa foi palco da palestra Futuro Verde: Impactos no meio ambiente e a importância da sustentabilidade, promovida pela Algar Telecom. Aberto ao público, o evento recebeu 116 pessoas que participaram presencialmente do debate, realizado com a presença de renomados especialistas da área.
Eles trouxeram conhecimentos e experiências de como diminuir os impactos ambientais, como usar e desenvolver métodos sustentáveis em processos do dia a dia, que possam ser essenciais para a preservação da natureza, além dos princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) em português ASG (Ambiental, Social e Governança)
Nos corredores do Colégio Batista Mineiro Granja Marileusa, uma exposição foi montada com trabalhos artísticos e científicos feitos pelos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Já no Centro de Convenções Mário Grossi, um planetário foi colocado para que as crianças e os jovens estudantes compreendessem mais de perto, visualizassem com mais atenção e com detalhes ambientes diurnos e noturnos da Terra e do espaço sideral com seus planetas e estrelas. Os estudantes aprenderam como a destruição da natureza pode ser prejudicial para esses locais.
Na área externa, nos jardins que cercam a instituição de ensino, os estudantes participaram de atividades que levarão como ensinamento para eles, seus familiares e amigos, como o plantio de alfaces em garrafas PET, organizado pelo agrônomo e professor Luciano Caixeta. Os estudantes transformaram as garrafas em pequenos oásis verdes. E o melhor: puderam levá-los para casa. Assim aprenderam sobre reciclagem, sustentabilidade e cuidado com a natureza.
Outra plantação que chamou a atenção de quem participou da Semana do Meio Ambiente foi a de quatro ipês. Diretor, coordenadores, professores, estudantes e comunidade escolar realizaram um plantio assistido. Cada muda plantada representa um compromisso renovado em cultivar um ambiente mais verde e acolhedor para as futuras gerações.
No fim da semana, sexta-feira, cada estudante do Colégio levou para casa sementes de mini-ipê, recebendo a oportunidade de aprender a cuidar e conscientizar-se da importância de cuidar do meio ambiente.
O diretor do Colégio Batista Mineiro Granja Marileusa, Marciley Neves, disse que se sente grato pela realização da Semana do Meio Ambiente: “Proporcionar que os estudantes, desde a Educação Infantil, compreendam a urgência de cuidar do meio ambiente faz deles, no futuro, seres humanos preparados para conscientizar as pessoas que vivem ao seu redor a respeito de como é recompensador tratar a natureza com cuidado e atenção”, afirma.
O Colégio Batista Mineiro Granja Marileusa contou com importantes parceiros para a realização da Semana do Meio Ambiente, como a Prefeitura Municipal de Uberlândia, Granja Marileusa, UFU, UNIPAC, Cargill, Grupo Algar, Horto Municipal, Parque Estadual do Pau Furado e Grupo Sustentabilidade em Foco.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.