“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Salmo 90: 12). Foi com esse versículo que o capelão-geral da Rede Batista de Educação (RBE), pastor Rubens Cordeiro, deu início à celebração de 95 anos do Colégio Batista Mineiro, realizada neste sábado, 02 de março. Mais de mil pessoas, entre alunos, familiares, ex-alunos, autoridades, professores e colaboradores compareceram à unidade no bairro Colégio Batista para participarem do aniversário do CBM, que contou com homenagens e muitos outros momentos especiais.
Para expressar o desejo de que a nossa terra seja completamente envolvida pelos valores fundamentais da fé cristã, os alunos do 6º ano das Séries Iniciais entraram com as bandeiras dos estados brasileiros, com destaque para a de Minas Gerais e a do Colégio Batista Mineiro. Outro momento importante da noite foi a exibição da mensagem do filho dos fundadores do CBM, David Maddox, e de alunos das Séries Finais e Iniciais do CBM, que destacaram a importância da formação integral encontrada na Instituição. A mensagem de saudação ficou por conta do Pr. Wandercy Fernandes, presidente da Junta de Educação, que falou da força e da solidez com as quais o Batista chegou a estes 95 anos: “Participar da história deste Colégio é participar da obra de Deus”, destacou.
Um dos momentos mais esperados da noite foi a homenagem prestada pelo diretor-geral do RBE, professor Valseni Braga, àqueles que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Educação Batista no estado de Minas Gerais. O primeiro homenageado foi o ex-disciplinário Custódio Pereira, que trabalhou por mais de 30 anos no Colégio Batista. “É uma grande satisfação. Aqui foi realmente a minha casa durante muitos anos. Desejo que o CBM dure para sempre”, ressaltou. A ex-diretora do Batista, Amerita Gomes, a professora Joelina Santos e o diretor executivo da Convenção Batista Mineira, pastor José Renê Toledo, também foram homenageados. “Me honra de sobremaneira. Desejo que o Colégio continue crescendo sem deixar de lado a divulgação do evangelho e dos princípios que o norteiam desde sempre”, apontou o diretor.
Ainda sobre os homenageados da noite, o ex-presidente da Junta de Educação da CBM e hoje assessor da prefeitura de Belo Horizonte, Jadir Elon Braga, recebeu a Medalha Mérito Maddox pela significativa contribuição no desenvolvimento do RBE. “Pessoas das mais altas autoridades já passaram por aqui. O CBM é a estrela que brilha no bairro Floresta. Agradeço a Deus por ter construído minha história e a da minha família neste lugar”, disse.
Durante a celebração, toda a equipe que integra a Rede Batista também subiu ao palco para ser aplaudida. Segundo o diretor-geral do RBE, são os professores e colaboradores que fazem desta uma escola buscada pelas famílias para a educação dos filhos e deles próprios “Estamos participando de um projeto vencedor, ajudando a elevar a educação e abençoando milhares de alunos e famílias em Minas Gerais”, afirmou.
Para encerrar, os alunos do 1º e 2º período e 1º ano – crianças que representam o amanhã e o futuro do Colégio Batista Mineiro – cantaram “Soldados de Jesus” e, depois, o famoso Hino do CBM. O desejo é que, assim como disse o capelão, pastor Rubens, a comemoração destes 95 anos possa ser um marco para a caminhada do Colégio Batista rumo ao centenário.