A instituição de ensino impulsiona os estudantes a serem protagonistas das suas histórias
Airton Pacífico Júnior, 14 anos, natural de Varginha, Minas Gerais, conquistou medalhas na natação em sua primeira competição fora do Brasil (ele foi o único atleta estudantil de Minas Gerais a ser convocado). Entre elas, está a de ouro nos 50 metros borboleta, levando Minas Gerais e o Brasil para o pódio no Chile durante os Jogos Sul-Americanos/2023 em Santiago, capital chilena. Airton também bateu o recorde brasileiro deste estilo.
Ao voltar à sua cidade, recebeu convite para treinar em um clube de Belo Horizonte. O pai, Airton Pacífico, conversou com a direção da escola em que o jovem estudava para saber se conhecia um colégio na capital mineira que apresentasse qualidade de ensino tanto na parte científica quanto na de valores e princípios, além de incentivo ao esporte.
Em pouco dias, a família se preparava para a grande mudança em suas vidas. Afinal, quando o Colégio Batista Mineiro recebeu a ligação da direção da atual escola do Airton, contando sobre ele, seu potencial no esporte e da certeza de que o jovem seria bem recebido e cuidado, o Colégio ligou para o pai e confirmou Airton como novo estudante do Batista.
A família veio para BH e foi ao Colégio conhecer o programa pedagógico, a infraestrutura e todos os recursos que o Batista possui para ofertar o ensino de excelência reconhecido com a educação integral. Airton começou seus estudos no Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais neste ano.
Este blog conversou com ele, em janeiro, sobre esta nova fase de estudos quando conhecia o Colégio com a família.
O jovem Airton já possui porte de nadador profissional. Entrou na água aos 11 meses e, com 8 anos, já participava de sua primeira competição. Nunca mais parou. “Até perdi a conta de quantos campeonatos já participei”, comenta.
Os olhos brilhavam ao observar o tamanho do espaço físico do colégio e a arborização que o envolve, a Sala Ecológica, o Espaço Geociência, a Sala Maker, as salas de aula, os laboratórios, além da segurança que os estudantes-atletas sentem com a qualidade e incentivo ao esporte oferecido no Colégio.
Airton recebeu informações sobre como a educação é ofertada em toda sua integralidade mental, social, física, cognitiva e espiritual. Ouviu também sobre a parceria do colégio com a família, além dos investimentos com a inovação, segurança e sustentabilidade.
Com as informações, o estudante lembrou de quando viu o Colégio pela primeira vez. “Estava em BH para participar de uma competição e vi um backbus (anúncio em ônibus) do Colégio Batista Mineiro, me interessei, e fui pesquisar”.
Ele contou o que encontrou em suas pesquisas. “O que chamou mais a minha atenção foram os 100 anos do Colégio e [o fato de] que é um dos melhores de Belo Horizonte”, relembra.
Já sobre o incentivo ao esporte, ele diz que “o Batista ajuda muito os estudantes que praticam ou querem aprender sobre o esporte; encontrei muitos estudantes e ex-estudantes que fizeram e fazem história no esporte e na Escola Batista de Esportes”.
Airton fala sobre o acolhimento dos educadores e profissionais da educação do Colégio quando tiver de se ausentar das aulas ou de provas e atividades para fazer treinos importantes ou realizar competições: “Meus pais e eu somos gratos por estar em um colégio que, além de se preocupar com a educação, é também conhecido por seu acolhimento com os estudantes-atletas que precisam se ausentar das salas de aula para a prática do esporte e, assim, sabem, confiam, conseguem planejar e aliar os estudos com os treinos”, afirma.
O Colégio Batista Mineiro agradece a Airton e sua família por acreditarem no nosso propósito de vida, a educação. Desejamos que Deus abençoe você nas realizações dos seus sonhos. Estamos aqui na torcida!