Em 1º de março de 1918, nascia o Colégio Batista Mineiro. Empenhado em oferecer uma excelente educação, intelectual e moral, segundo os princípios éticos da fé cristã. Inaugurado apenas 21 anos após o surgimento da capital mineira, o Colégio Batista Mineiro crescia, fazendo parte da história de Belo Horizonte e sendo responsável pela formação de milhares de profissionais mineiros.
Hoje, com 97 anos, o Colégio Batista Mineiro comemorou o seu sucesso no sábado, 14 de março, com um culto de gratidão a Deus. Emoção e comunhão marcaram o momento que teve como tema ‘O amor que Deus inspira nas pessoas pelo Batista’.
Durante o evento, a exposição de monóculos relembrou a beleza da história do Colégio Batista, os 97 anos de vida, ensino e sucesso. Sem qualquer monotonia, os monóculos não mostraram apenas imagens estáticas, mas, histórias dos Joões, Marias e milhares de vidas entrelaçadas na história do Batista. Através de cada lente foi exibido uma história de respeito, compromisso, dedicação e de um trabalho sério perpetuado por quase um século. Ainda, para ilustrar a história do Colégio, foram exibidos dois vídeos; um contando um pouco da história e momentos importantes ocorridos no Batista nas décadas de 40 e 50 e o outro, homenagem dos alunos ao Batista pelos 97 anos. O evento contou ainda, com a participação especial do grupo Promusi, composto por alunos e colaboradores do Batista.
“Os fundadores do Colégio Batista Mineiro, o casal de missionários batistas, pastor Otis Maddox e sua esposa Efigênia Maddox eram pessoas altamente comprometidas com a educação e com Deus, por isso a nossa escola vigora até hoje”, comenta o pastor Irland Pereira de Azevedo, que ministrou sobre o tema ‘O Batista e a formação do homem integral’. Azevedo falou sobre o discernimento ético e como Deus ama a verdade no íntimo da família, das igrejas, das instituições etc. “Deus é verdade e fonte da verdade, e o lema do Batista é ‘Veritas Vincit’ – a verdade vence – são 97 anos comprometidos com a verdade e com a doutrina da fé cristã oferecendo uma boa formação intelectual para seus alunos e os capacitando para uma vida íntegra”, concluiu Azevedo.
Segundo o diretor-geral da Rede Batista Mineiro de Educação (RBE), professor Valseni Braga, o Batista se amplia no seu cenário, e por meio da misericórdia e da graça de Deus, abençoou este projeto, que hoje possui um total de quase 10 mil alunos e onze unidades de ensino em todo o estado de Minas Gerais. “Percebo que em todos os ambientes sociais encontramos alunos e ex-alunos, resultados dos 97 anos de trabalho dedicados a formar verdadeiros cidadãos”, afirma Braga.
O Colégio Batista Mineiro, por meio do diretor-geral, Valseni Braga, homenageou colaboradores por tempo de serviço e fez a entrega da Medalha Maddox de Honra ao Mérito à ex-coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (Eja), professora Joelina da Costa Santos, e à diretora da unidade do Colégio Batista em Contagem, professora Rozi Meire Gonçalves Pereira, respectivamente pelos 44 e 45 anos de efetiva dedicação e trabalho ao Colégio.
O evento foi marcado pela presença do secretário-geral da Convenção Batista Mineira, pastor Márcio Santos, presidente da Ordem dos Pastores, pastor Eliseu Rodrigues, presidente de honra dos Pastores Batistas de Minas Gerais, pastor Jonair Monteiro, ex-diretores Carolina Cassete e Leni da Silveira, coordenadores, diretores, professores e colaboradores do Colégio Batista.
Confiras as fotos