Alunos, pais e professores do Colégio Batista Mineiro (Unidade Uberlândia) têm mais um motivo para comemorar: o Colégio ficou em primeiro lugar no ranking do Enem na cidade, consolidando-se como uma das melhores opções de ensino no Triângulo Mineiro.
Uma nova estratégia adotada pelo Colégio Batista é um dos motivos da boa nota no exame. A escola passou a investir em novas ferramentas de ensino, robótica, tecnologia, capacitação da equipe docente, maior participação da família, entre várias outras ações, já com o objetivo de conquistar melhores resultados todos os anos.
A equipe do Batista relata que as mudanças pedagógicas foram fundamentais para os bons resultados. Há alguns anos, a Instituição deixou de oferecer a dependência escolar e instituiu uma média desafio para todos os alunos, conforme conta Jean Sandro Silveira, diretor da unidade Uberlândia do Colégio Batista Mineiro: “O fim da dependência gerou ganhos reais no aprendizado, pois o aluno percebeu a necessidade do estudo diário. Com isso, os professores passaram a ser capacitados para identificar e sanar as deficiências antes de uma nota ruim. Todo mundo saiu ganhando!”, revela.
As modificações educacionais foram significativas também no dia a dia escolar. O Colégio Batista implementou uma metodologia internacional de ensino, sustentada por grandes parceiros como Apple, EPSON e Discovery Education. O novo sistema leva o conteúdo das quatro grandes áreas de ensino para o dia a dia, com isso, incentiva o estudo diário do aluno que, então, passa a aplicar o conhecimento em atividades, provas e simulados.
Uma dessas provas é o Enem Institucional, avaliação anual de todas as unidades do Batista em Minas Gerais. O objetivo do teste é reproduzir os principais desafios do exame nacional: pontualidade, curto espaço de tempo para realização da prova, grande número de questões, cansaço mental e físico, entre outros. Desta maneira, a escola realiza um treinamento prévio com seus alunos, resultando mais segurança e tranquilidade no momento decisivo do Enem Oficial.
A interação saudável entre família e escola é outro motivo apontado por Silveira para o a nota inédita no Enem: “Aqui os alunos têm uma relação muito boa com a escola e isso os motiva a estudarem cada vez mais. O reflexo disso é o 1º lugar no Enem na cidade”, comemora. Além do diretor, as famílias também celebraram o resultado, conforme relata a mãe Alessandra Ladir: “A credibilidade fornecida pelo Colégio Batista começa ainda no berçário e segue até a conclusão do Ensino Médio. Sempre acreditei no Batista e, se Deus abençoar, meus outros dois filhos permanecerão no Colégio até formarem”, conta.
A colocação no Enem complementa a experiência centenária do Batista para a formação de cidadãos, lembra Silveira. “Muito além do Enem, estamos na vanguarda da formação integral do ser humano, abordando não somente o conteúdo educacional mas também a formação de indivíduos com princípios, valores e ética. Tudo isso contribui para bons resultados no Enem, aprovações em vestibulares e, principalmente, em bons resultados na vida”, completa.
Confira outros depoimentos:
“Dentre várias estratégias, destaco a equipe pedagógica bem preparada e o material didático inovador com o qual os estudantes se sentem mais preparados e motivados a estudar.” Professor de Matemática Alexandre Campos
“Incrível! Fiquei emocionado quando soube que todo o esforço dos professores, da equipe e dos meus amigos que fizeram do Colégio Batista Mineiro a primeira escola em Uberlândia no Enem 2013, a melhor.” Matheus Pereira, ex-aluno do Batista Unidade Uberlândia
“O Colégio Batista Mineiro de Uberlândia oferece aos alunos um ensino de excelência. As aulas e avaliações voltadas às questões do Enem, as orientações de estudo, projetos aliados à dedicação dos alunos e a atenção dos pais foram essenciais para que o Colégio conquistasse o primeiro lugar no Enem em Uberlândia.” Professora da Unidade Gislaine Lima