Neste sábado, dia 22 de março, o bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte, ganhará um novo espaço dedicado à cultura e à arte. O Teatro Professor Alberto Mazoni Andrade chega para receber apresentações teatrais, musicais, de dança e eventos, aberto para a comunidade local, estudantes e suas famílias.
Com capacidade para 622 pessoas, o teatro foi pensado para ser um ponto de encontro entre educação e cultura, proporcionando experiências marcantes para todos.
No dia da inauguração, o espaço também receberá um momento especial: o culto em comemoração aos 107 anos do Colégio Batista Mineiro. O evento é gratuito, e quem quiser participar pode se inscrever pelo link: culto107anos
“A programação para este ano está sendo preparada com muito carinho para atender a todos os públicos – crianças, jovens e adultos –, trazendo diversidade e arte para o dia a dia da comunidade”, conta a diretora do Colégio Batista Mineiro, Andrea Silva.
Quem foi Alberto Mazoni Andrade?
O engenheiro e professor Alberto Mazoni foi o primeiro brasileiro a ser diretor-geral do Colégio Batista Mineiro. Isso aconteceu em 1939.
No mesmo ano, participou da primeira formação de 16 estudantes após a regulamentação do curso ginasial. Seu maior sonho era transformar o Colégio em uma das melhores escolas de Belo Horizonte, e, para isso, fez mudanças importantes que valorizaram os professores, aproximaram as famílias e se fortaleceram.
Foi nessa época que o Colégio ganhou destaque no bairro Floresta e passou a ser lembrado como uma “estrela que brilha na Floresta” – expressão usada por um estudante em uma redação e que acabou se tornando o título do livro do professor Armindo de Oliveira sobre a história da instituição. Alberto Mazoni de Andrade foi diretor até 1944, quando passou a função para sua esposa, D. Ida Moratti Andrade.