Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio aprenderam sobre a utilização dos drones e as diversas áreas que pode ser utilizado
Os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil da Rede Batista de Educação têm a missão de contribuir para a formação do ser humano por meio da educação integral.
Os estudantes, quando chegam ao Ensino Médio, aprendem, se orientam e vivenciam conhecimentos que agregam valor à sua formação, como aconteceu com os estudantes da 1ª série do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais do Itinerário Formativo Visão Além do Alcance.
Eles aprenderam sobre drones, suas funcionalidades, as normas que regulam a utilização do equipamento, a responsabilidade no uso de ferramentas de voo, custos e investimentos para ser um operador, propostas de estudo sobre as diversas tecnologias para análises espaciais, tratamento de dados, reconhecimento de demandas socioambientais e propostas de intervenção social.
“Os estudantes podem utilizar este aprendizado durante as aulas de Geografia, principalmente no contexto de análises ambientais, áreas relacionadas ao espaço urbano, na ocupação do espaço rural, no georreferenciamento e no estudo das paisagens, temas tão relevantes para formação do cidadão”, afirma a professora de Geografia, Lilian Soares.
Como ferramenta de trabalho, os drones podem ser empregados no agronegócio, na engenharia (civil e trânsito), cadastros imobiliários, na proteção ambiental e várias outras áreas.
“Aprender sobre drones pode abrir portas para diversas carreiras. O mercado de trabalho está cada vez mais demandando profissionais com conhecimentos em tecnologia e capacidade de adaptação”, afirma a professora Lilian.
Em seguida, estudantes e professora foram a um local aberto do Colégio, onde o fotógrafo Gilson de Souza, especialista em registros fotográficos e vídeos com drones, estava à espera deles.
A educadora conta que a aula prática foi o momento em que os estudantes puderam observar o funcionamento do drone.
“Eles puderam ter contato com uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço em diversos setores, e a aproximação da tecnologia à prática traz mais significado. Os estudantes atentam para formas de gerenciamento aeroespacial e de profissões que usufruem da ferramenta, fundamental em diversas atividades econômicas”, disse.
Ainda de acordo com Lilian, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar como o drone é operado e as imagens que podem ser capturadas pelo equipamento.
“Foi um momento de muita descontração e aprendizado. Fizemos algumas imagens e vídeos do grupo de estudantes, que posteriormente poderão ser editados”.
Na Unidade Floresta Séries Finais, o itinerário formativo é ministrado pelos professores Andréia D’avilla, Lilian Soares e Marcelo Amaral.