“Empreendedores do Bem” foi idealizado por educadores da instituição de ensino para as turmas do 7º ano
Os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil da Rede Batista de Educação buscam sempre padrões de excelência no processo de ensino e aprendizagem, com foco nas principais dimensões para o desenvolvimento do estudante, como a cognitiva, socioemocional, física e espiritual.
Assim, o Colégio Batista Mineiro Alphaville realizou com as turmas do 7º ano o projeto interdisciplinar “Empreendedores do Bem”, com o objetivo de mostrar aos estudantes como empreender pode ser benéfico para quem cria, quem consome e quem é ajudado.
Foram colocados em prática os conteúdos estudados pelo material SAS das disciplinas de Geografia, Matemática, Literatura e pelo ensino bilingue com o inglês.
“Assim, juntamos com o socioemocional, que também é estudado no Colégio, e eles foram entendendo a causa maior proporcionada pelo projeto: inspirar e mostrar que o empreendedorismo não é só lucrar, mas a possibilidade de fazer algo maior, ajudar aquele que precisa mais”, contou a coordenadora do 7º ano, Monique Vilar.
Pela repercussão do projeto, tanto pelo entusiasmo dos estudantes em realizá-lo como pelos participantes que fizeram questão de comprar por saberem do motivo final da conclusão da atividade, os idealizadores – o professor de Geografia Anderson Moreira, as professoras Bianca Andrade, de Matemática, Gabriela Werneck, de Inglês, e Mayara Zonta, de Literatura, com o apoio das coordenadoras Monique Vilar e Roseane Santos – inscreveram o projeto para o prêmio SAS Educação 2024 Escolas que Inspiram na categoria Anos Finais.
“Percebemos o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes das turmas do 7º ano antes, durante e depois da realização do projeto, como impactou dentro do Colégio e fora dele. Percebemos como educar integralmente faz com que crianças e jovens se tornem cidadãos do mundo com ética, moral e respeito. Por esta razão, inscrevemos o projeto”, disse Monique.
Empreededores do Bem
O projeto teve como ponto inicial estudar as diferentes regiões do Brasil.
Nas salas de aula, os estudantes do 7º ano foram divididos em grupos, cada um com a sua região, e, no primeiro momento, se concentraram nas peculiaridades de cada região.
A aula de Geografia foi muito explorada, quando eles descobriram pela pesquisa quais são as comidas típicas de cada localidade.
Assim, eles resolveram, com a colaboração dos educadores envolvidos, montar uma feira para vender as comidas típicas das regiões.
Antes, porém, os estudantes tiveram que usar a Matemática, para entender a logística da montagem, quanto vale cada produto, o custo que teriam com a compra e se seriam recompensados economicamente com as vendas.
Depois desse processo, a Literatura entrou para que eles pudessem entender qual a melhor escrita e abordagem a serem usadas nos anúncios de divulgação da feira e dos produtos a fim de atrair o freguês.
A feira foi montada na quadra, e a participação dos estudantes foi intensa, pois sabiam que uma das principais função da feira era ajudar o próximo. Para isso, precisavam colaborar com os colegas nas compras dos produtos.
O evento foi um sucesso, e com o dinheiro arrecado foi comprado material e brinquedos para o parquinho de uma creche localizada próximo ao Colégio Batista Mineiro Alphaville.
“Com o projeto ‘Empreendedorismo do Bem’, os estudantes das turmas do 7º ano entenderam que o lucro que eles conquistaram foi para um bem maior. Assim, perceberam como o empreendedorismo pode fazer diferença tanto para eles e principalmente para os outros: o bem para o próximo”, conclui Monique.