A Rede Batista de Educação (RBE), empenhado em colocar seus alunos antenados com os acontecimentos da atualidade, promoveu dois eventos que aproximaram os estudantes dos candidatos às eleições.
O primeiro evento faz parte do programa de ensino do Colégio Batista Mineiro há oito anos e procura fomentar o debate sobre cidadania e ética entre os jovens, contribuindo para que eles analisem a necessidade dos Poderes Públicos, especialmente das atribuições e funções do Legislativo e Executivo.
Na manhã do dia 04 de setembro, cerca de 500 alunos (unidades Buritis e Floresta) participaram de um debate eleitoral com os seguintes candidatos: Túlio Lopes (PCB), Cleide Donária (PCO) e Eduardo Ferreira (PSDC) compuseram a mesa. Tarcísio Delgado (PSB) e Fidélis Alcântara (Psol), impossibilitados de estarem no evento por outros compromissos de campanha, mandaram seus representantes, a candidata ao Senado Margarida Vieira (PSB) e a vice na chapa do PSTU, Victoria Mello. Os outros dois candidatos, Fernando Pimentel (PT) e Pimenta da Veiga (PSDB) não compareceram e nem mandaram representantes.
Além disso, o Batista em parceria com a 26ª Zona Eleitoral possibilitou aos alunos, em idade legal, tirar o Título de Eleitor dentro do próprio Colégio, motivando os alunos a exercerem seu direito de voto.
Esse Debate Eleitoral 2014 foi transmitido ao vivo pelo Twitter e Portal do Batista. No Twitter o Debate alcançou o topo da lista dos assuntos mais comentados de Belo Horizonte, contabilizando cerca de 500 postagens e mais de 1500 interações enviadas pelos alunos.
O outro evento ocorreu no dia 15 de setembro, às 19h, promovido pela Unidade Social do Colégio Batista Mineiro – Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde houve o encontro de 12 candidatos à Deputado Estadual e Federal: Vanessa Portugal (PSTU), Bruna Carla (PDT), Joel Moreira Filho (PTC), André Quintão (PT), Yêda Fernal (PSD), Caio Narcio (PSDB), Balbino da Ambulância (PSD) Maurício Barbosa (PDT), Rafael Terra (PDT), Bruno Miranda (PDT), Joaquim Araguaia (PHS), Léo Burguês (PTdoB), além dos alunos, professores e coordenadores da EJA, Beatriz Braga que representou o diretor-geral da Rede Batista de Educação, Valseni Braga, convidados e autoridades locais.
Este evento faz parte do projeto pedagógico ‘Eleições 2014 – Poder Legislativo: quem eu apoio?’ inserido em alguns momentos nas disciplinas da EJA como História, Sociologia, Filosofia, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Rotinas Trabalhistas e do Programa Ética e Caráter, contribuindo para o conhecimento da formação partidária no Brasil, do equilíbrio entre os poderes públicos, das noções e das ações cidadãs e das ideologias que perpassam a organização do Estado.
Todos os candidatos presentes foram convidados pelos alunos, ou seja, receberam o apoio dos estudantes, e num espaço reservado, o assessor de cada candidato pode fazer a sua propaganda eleitoral, distribuindo material de campanha. “Foi um momento democrático, no qual os candidatos apresentaram suas propostas, e no meio disso tudo, é o nosso aluno fazendo política, participando deste pleito eleitoral”, explica a gestora da Unidade Social EJA, Simone Campos.
Os alunos foram desafiados à elaboração prévia de perguntas, que foram sorteadas entre os candidatos ao exercício do Poder Público, em especial a legislatura, sobre os vários temas de expectativa pessoal e social. A dinâmica oportunizou, também, a plateia a fazer perguntas diretamente aos candidatos.
Este evento faz parte do projeto Institucional da Unidade Social EJA do Colégio Batista Mineiro, dentro do programa de ensino. Elaborado e implantado em 2012, tem em 2014 a sua segunda versão e inserção na proposta pedagógica. Tendo como âncora o contexto político de cada ano eleitoral no Brasil, seus objetivos gerais gravitam em torno do Poder Legislativo nos níveis Municipal, Estadual e Federal, levando à reflexão sobre as demandas políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais do município, do estado e do país.
“Sempre que há um pleito político promovemos um Debate. Faz parte do nosso processo pedagógico. É o show da democracia. Momento em que os candidatos têm de dialogar com os nossos estudantes apresentando propostas e tirando dúvidas,” comenta o diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga.
A RBE acredita na importância da Educação Política na formação do cidadão para que esse aluno seja preparado para fazer suas escolhas de forma consciente e responsável.
Confira as fotos