Inovação e roteirização marcaram a aula de Produção de Textos do 7º ano
A aula de Produção de Textos no componente curricular de Redação, Literatura e Língua Portuguesa do Colégio Batista Brasil Volta Redonda se destacou pela criatividade e inovação. Os estudantes do 7º ano assumiram o papel de roteiristas, passando por todas as etapas da criação de um vídeo, do planejamento à execução e edição.
Segundo a professora Luísa Viana, responsável pelo componente curricular de Redação, os estudantes estão explorando a estrutura de roteiros audiovisuais, uma ferramenta essencial na construção de diferentes tipos de mídias. “Trabalhar essas formas textuais não só estimula a criatividade dos estudantes na escrita, mas também amplia seus conhecimentos”, afirmou a educadora. Ela contou ao blog como surgiu a ideia de transformar a aula de Produção de Textos em uma atividade prática de roteirização.
“O livro de Produção Textual do SAS traz propostas muito interessantes, e essa turma já tinha se destacado no ano passado, quando fizemos uma atividade sobre minidocumentários. Eles adoraram e superaram as expectativas. Sabendo da afinidade deles com tecnologia, decidi desafiá-los novamente, e o resultado foi surpreendente – vídeos lindíssimos!”, relatou Luísa.
A dinâmica da aula foi simples, mas efetiva. Após receberem exemplos e modelos de roteiros em sala, os estudantes começaram a desenvolver seus próprios textos, de acordo com a proposta que escolheram seguir. A criatividade foi o ponto alto: alguns optaram por retratar a rotina escolar, outros se aventuraram na criação de propagandas, e não faltaram produções voltadas para o humor.
Além de escrever os roteiros, os estudantes foram responsáveis por todo o processo de gravação e edição dos vídeos. “Foi muito interessante ver como cada grupo trouxe uma proposta diferente, resultando em produções superdivertidas”, destacou Luísa.
A utilização da tecnologia, presente no cotidiano dos estudantes, proporcionou uma nova dimensão ao aprendizado. A gravação de vídeos permitiu que os estudantes visualizassem na prática a importância de seguir um roteiro. Esse planejamento ajudou a desenvolver a percepção de cenários e a estimular a criatividade. “À medida que os vídeos iam tomando forma, eles perceberam a importância de seguir o plano, o que também trouxe uma lição sobre responsabilidade e maturidade”, concluiu a professora.
Os estudantes ficaram encantados com a atividade, aprenderam bastante e, entusiasmados, já pediram por novas oportunidades como essa.