A premiação foi realizada durante evento dos 10 anos do projeto “Direito na Escola” em parceria com a Ordem do Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais
As professoras do itinerário formativo “Noções de Direito e Atualidades Jurídicas” da Rede Batista de Educação (RBE), Aline Rosa, Ingrid Castor, Denise Torquato e Marley Rodrigues, este último colaborador da RBE e professor em outra instituição de ensino, foram contemplados com o prêmio Revelação Docente. A premiação é um reconhecimento dado a professores treinados pelo Direto na Escola em diversos estados brasileiros.
A conquista reconhece o trabalho de profissionais da área jurídico-educacional, que ofertam aos estudantes de escolas públicas e privadas ensinamentos sobre os seus direitos e deveres como jovens cidadãos.
Com isso, auxilia-se o poder público e as instituições de ensino a construir currículos e projetos com temáticas referentes à ciência do Direito.
Para a advogada e professora Aline, o prêmio é um reconhecimento por doar conhecimento.
“É gratificante vivenciar os adolescentes e jovens estudantes compreendendo o aprendizado de leis e normas jurídicas para aplicação no seu cotidiano e a importância deles para a sociedade como cidadãos que podem impactar gerações deles e as futuras”, conta.
Para a advogada, professora e ex-estudante do Colégio Batista Mineiro Ingrid, o prêmio reconhece o trabalho dos professores: “[É] uma motivação a mais para continuarmos a ensinar o direito dentro das salas de aulas. Pois com a nossa dedicação em levarmos as teorias e práticas da área e apresentarmos como podem ser usadas a favor dos jovens e adolescentes, presenciamos o interesse deles e a possibilidade de mudanças em suas vidas”, disse.
Já para o colaborador da RBE e professor Marley, receber o prêmio é fazer parte de uma transformação na educação básica no Brasil: “Como docente e operador do Direito, levo o conhecimento aos jovens adolescentes de estudos sobre seus direitos e deveres”, conta.
Preparação para o Enem
O conhecimento jurídico é um assunto cobrado no Enem e foi tema das redações em várias edições. Por esta razão, a Rede Batista de Educação oferta na 2ª série do Ensino Médio o itinerário formativo “Noções de Direito e Atualidades Jurídicas”.
“No itinerário, os estudantes aprendem noções de direito civil, constitucional, do trabalho, estatuto da criança e adolescente – ECA, possibilidades de carreiras jurídicas e outros”, conta advogada, professora e ex-estudante do Colégio Batista Mineiro, Denise
Assim, a educadora, que lecionou no itinerário formativo para o Colégio Batista Brasil com estudantes de várias unidades da RBE reforça a importância desse prêmio, vindo de um projeto necessário, o “Direito na Escola”.
“O adolescente que conhece as leis evita a prática de situações que podem trazer consequências jurídicas, como a aplicação de medidas socioeducativas”, concluiu.