Com o objetivo de contribuir para a formação dos jovens cidadãos e promover a discussão política, o Colégio Batista Mineiro realizou na manhã desta segunda-feira, dia 5 de setembro, um debate eleitoral com os candidatos à prefeitura de Belo Horizonte.
Mais de 500 alunos da instituição participaram do encontro, que teve a presença dos candidatos Alexandre Kalil, Délio Malheiros, Eros Biondini, João Leite, Marcelo Álvaro, Maria da Consolação, Reginaldo Lopes, Rodrigo Pacheco, Sargento Rodrigues e Vanessa Portugal. Apenas o candidato Luiz Tibé não compareceu, apesar de ter confirmado presença. O candidato João Leite apresentou-se nos minutos iniciais e em seguida deu lugar ao seu vice, vereador Ronaldo Gontijo. Mais tarde, Eros Biondini também se retirou, cedendo a bancada a Wallace Brandão.
As perguntas, elaboradas pelos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, giraram em torno de meio ambiente, saúde, segurança, educação, transporte, trânsito, mobilidade urbana, geração de emprego, cultura, esportes e habitação. Os candidatos tiveram de se posicionar diante de assuntos polêmicos, como a regulamentação do Uber, homossexualidade e aborto. Também não faltaram trocas de acusações e farpas entre os adversários na busca pelo voto dos jovens.
Os estudantes prepararam-se com antecedência para esse debate, por meio de um trabalho em grupo proposto em sala de aula, em que tiveram de pesquisar os candidatos e elaborar perguntas para o encontro. A estudante Ester de Cargo, 17, disse que as propostas dos candidatos divulgadas no site não condiziam com suas falas. “Achei uma falta de respeito o Kalil não se levantar para responder, além de fazer brincadeiras fora de hora. Um cenário triste, pois esperava mais seriedade”, conclui. Compartilha da mesma opinião o aluno Matheus Mendonça, 16, afirmando que os candidatos foram evasivos e muitos não respondiam com clareza às perguntas.
O debate eleitoral foi transmitido ao vivo pela página do Colégio Batista no Facebook, alcançando a marca de 4 mil pessoas conectadas. O evento chegou a ocupar o segundo lugar nos assuntos mais comentados do Twitter, além de contar com presença e cobertura dos jornais Estado de Minas/Portal UAI, O Tempo, Hoje em Dia e os canais de TV Rede Minas e Rede Super.
“Sempre que há um pleito político promovemos um debate. Faz parte do nosso processo pedagógico. É o show da democracia, um momento em que os candidatos têm de dialogar com os nossos estudantes, apresentando propostas e tirando dúvidas”, destaca o diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga.
Confira as fotos: