“Unidos contra a fome”,- esse é o mais novo projeto do Colégio Batista Brasil – Unidade Vila Mariana. A iniciativa surgiu por meio de uma aula em sala sobre a importância de se ter uma alimentação saudável. “Comer e beber: para quê?” Com uma abordagem tão importante, a professora de Ciências e Matemática, Luciana Oliveira, executou uma atividade com os estudantes do 4º ano que, devido à energia dos alunos em arrecadar os alimentos, se estendeu aos demais estudantes da escola. O objetivo do projeto era que todos os alunos refletissem sobre os aspectos causados pela falta de alimentos no dia a dia, que grande parte da população está enfrentando como uma das consequências desta pandemia. Desse modo, a campanha “Unidos contra a fome” nasceu com o propósito de estimulá-los o espírito de solidariedade e amor ao próximo.
Um dos estudantes do Colégio Batista Brasil, Giovanni Lucca Kitahara Grassi, de 10 anos, destacou-se ao arrecadar 84 kg de alimentos não perecíveis. Para obter sucesso na ação, Giovanni percorreu os dez andares do seu prédio, arrecadando doações e explicando aos moradores que era um projeto da escola. “Eu me senti muito bem, porque estamos fazendo o bem para os outros. Eu diria que tem quer ter muita determinação, porque não é fácil. Eu demorei por volta de quase 3h e meia pra arrecadar os alimentos no prédio”, relatou Giovanni.
Para a educadora Luciana Oliveira, esse tipo de atividade em sala é fundamental na formação social dos estudantes. “Meu objetivo através dessas aulas é quebrar alguns pensamentos, para que haja mudança de postura e os estudantes consigam enxergar uma outra realidade, pregando o amor de Cristo para que se tornem seres humanos do bem”.
Já o coração da mamãe Debora Visentini Kitahara Grassi está repleto de emoção e gratidão pela atitude do filho. “O primeiro momento em que ele pediu os alimentos e propôs sua ideia foi na saída da escola, e confesso que fui super cética, mas quando recebi a mensagem dele com o carrinho cheio de alimentos, fiquei muito feliz. Estamos completamente orgulhosos, pois ele tirou o seu tempo de brincar para ajudar o próximo, realizando uma boa ação e praticando o ensinamento de Deus: amar o próximo como a si mesmo”, relata no depoimento.
De acordo com os pais de Giovanni, ele pretende ir ao outro bloco do seu condomínio para arrecadar mais alimentos e continuar motivando todos os colegas de classe. Como forma de gratidão, os pais elaboraram um bilhete de agradecimento que será colocado nas caixinhas de correio dos moradores que contribuíram. “A gente não pode mudar o mundo, mas o nosso esforço pode fazer muita diferença na vida de muita gente”, completa Debora.
Todos os mantimentos foram levados para o Colégio Batista Brasil, para dar continuidade às atividades em sala e ao projeto. Eles serão entregues para as comunidades em parceria com a capelania.