No dia 27 de novembro, o Plenário Amintas de Barros, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, foi palco do encerramento da 15ª Legislatura da Câmara Mirim. O evento reuniu os vereadores mirins do Colégio Batista Mineiro das unidades BH Floresta/Séries Finais e BH Castelo, com seus familiares, professores e estudantes de escolas públicas e privadas da capital, em uma celebração a cidadania e a democracia.
Os vereadores mirins da unidade Floresta foram Pedro Matias, Miguel Costa e Ana Beatriz, enquanto Davi Arruda, Marília Flaviano e Miguel Cosseno representaram a unidade Castelo. Para eles, o projeto foi importante porque puderam ver de perto como funciona a criação de projetos de lei, saber como funciona toda a tramitação na Casa Legislativa e como as proposituras se tornam leis.
A solenidade foi conduzida pela vereadora e secretária-geral Marcela Trópia (Novo), que destacou a relevância do projeto, compartilhando sua própria experiência no Parlamento Jovem. “Esse tipo de iniciativa forma cidadãos mais conscientes e engajados, preparados para contribuir com a sociedade”, ressaltou a parlamentar, representando o presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (MDB).
A diretora da unidade BH Floresta/Séries Finais, Cláudia Arruda, também enfatizou a importância dessa vivência. “Participar da Câmara Mirim é um privilégio e uma oportunidade privilegiada de formação cidadã. Os estudantes desenvolvem habilidades como argumentação e empatia, além de aprenderem a dialogar e propor soluções para problemas reais e do cotidiano da sociedade. Essas experiências refletem os pilares da nossa educação integral, que estimula os estudantes a expandirem suas percepções e contribuírem para o progresso social”, afirmou.
Ana Beatriz, presidente da Câmara Mirim 2024 e estudante do Colégio Batista Mineiro BH-Floresta/Séries Finais, descreveu a experiência como transformadora. “Foi indescritível. Participar deste projeto me deu uma nova perspectiva sobre Belo Horizonte e o que significa ser um cidadão ativo”, compartilhou. Ela também parabenizou seus colegas vereadores pelo comprometimento e responsabilidade demonstrados ao longo do projeto.
Fernanda Soares, coordenadora da unidade Castelo, destacou o impacto pedagógico da iniciativa. “Ver nossos estudantes vivenciarem um ambiente que simula o processo legislativo foi inspirador. Eles puderam elaborar, debater e votar propostas, desenvolvendo competências como trabalho em equipe, argumentação e tomada de decisão. Além disso, o projeto fortaleceu habilidades socioemocionais essenciais, como empatia e respeito às diferenças”, pontuou.
O orgulho dos familiares era evidente. Eles acompanharam cada etapa do projeto, desde as discussões iniciais, passando pela candidatura, eleição, posse e os trabalhos legislativos.
A Câmara Mirim é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de BH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG. Voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas, a ação promove o aprendizado prático sobre o funcionamento do parlamento, incentivando a participação ativa e consciente na sociedade.