Durante o sábado letivo da Unidade Sete Lagoas, as turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental curtiram um papo leve e descontraído com a psicóloga Fátima Pacheco, que esteve no Colégio para participar do Projeto Criança Cidadã Teen. O tema abordado pela profissional foi “No Batista, nada de ‘BBB’: bullying, briga e brincadeira sem graça”. Diante de um tema sério, atual e delicado, Fátima tratou do assunto reforçando virtudes como respeito, responsabilidade, empatia, solidariedade, generosidade e altruísmo.
Mas o que é o Projeto Criança Cidadã Teen? Segundo a coordenadora, Aline Dermer, trata-se de um programa interdisciplinar do 5º ano do Ensino Fundamental. “Trabalhamos a transição da criança para a adolescência, e mensalmente conversamos sobre temas do universo pré-adolescente”, diz. Casos recorrentes de desrespeito e intolerância têm se agravado, segundo especialistas, principalmente neste período pós-pandêmico. No entanto, é importante mencionar o valor da família e da orientação escolar, nestes casos. “A ação dos pais na orientação, correção e condução no trabalho com os valores é um ponto forte do Colégio, e é a melhor forma de termos seres humanos melhores que não terão prazer no ‘mal’ do próximo”, afirma Fátima.
Um dos métodos utilizados pela psicóloga na palestra foi conduzir os estudantes a refletir se gostariam de ser alvos do que estão fazendo com o outro. “Vejo hoje a intolerância querendo reinar, o egoísmo, a disputa, querer ser melhor que o outro. Precisamos vencer na vida, sim, mas sendo sempre, dia após dia, a melhor versão da gente mesmo, cooperando com os colegas e a família”, menciona.