Nos tempos atuais, o aprendizado de uma segunda língua é imprescindível. Falar outro idioma no mundo globalizado propícia ao indivíduo, seja adulto ou criança, a ampliação de seus conhecimentos e traz imensas benfeitorias.
Dr. Harry Chugani – Universidade de Michigan, diz que “as crianças deveriam começar a aprender línguas estrangeiras na educação infantil, quando as conexões entre os neurônios que determinam a habilidade de falar outros idiomas estão sendo formadas”.
O Colégio Batista Mineiro também defende a importância da criança, desde sua tenra idade, experienciar outro idioma, e é por isso, que já trabalha com línguas estrangeiras no seu currículo. A turminha do maternal III tem aprendido, além da sua língua nativa, mais um idioma, o inglês.
Uma vez por semana as crianças estudam o inglês através de jogos, brincadeiras e atividades criativas, com a professora Ângela Cristina. “Para trabalhar a língua inglesa, no maternal III, a cada aula surpreendo os pequenos com atividades, brincadeiras e músicas que tornam o aprendizado divertido e prazeroso. Procuro trabalhar conteúdos apropriados e diversificados para cada faixa etária, visando à coerência com o tema a ser estudado. O ideal é que as crianças aprendam e se familiarizem com o inglês pouco a pouco, sem pressa”.
O retorno dos pais e familiares tem sido positivo, uma vez que, seus pequenos grandes aprendizes têm se expressado no cotidiano familiar a língua inglesa com propriedade e congruência ao propósito que se destina no momento.
Neste contexto, observa-se que o contato com o inglês na Educação Infantil tem favorecido aos alunos uma aprendizagem mais efetiva e, continuamente, estes apresentam-se mais sedentos e abertos a novos conhecimentos, aprimorando cada vez mais a concentração e a atenção seletiva.