O Colégio Batista Mineiro promoveu um debate eleitoral, no último dia 13 de setembro, com os candidatos ao Governo de Minas Gerais. Todos os oito candidatos foram convidados. Desse total, quatro chapas compareceram ao evento, representadas por Dirlene Marques (candidata do PSOL), Jô Moraes (candidata a vice-governadora e representante do candidato Fernando Pimentel, do PT), Paulo Brant (candidato a vice-governador e representante do candidato Romeu Zema, do Novo) e Victoria Mello (candidata a vice-governadora e representante do candidato Jordano Metalúrgico, do PSTU).
O debate faz parte do Projeto Eleições, já tradicional no calendário pedagógico e promovido há 12 anos pela escola. Há 100 anos, o Colégio Batista está firmado numa convicta ação de construção de novas relações e consciências fundamentadas na ética, no caráter, na convivência, no debate e na inserção dos estudantes na vida social e pública. Com base nesse compromisso, a equipe de professores do Ensino Médio desenvolve o Projeto Eleições, que tem como uma das ações o debate com os candidatos.
Para isso, durante o primeiro semestre deste ano, os estudantes realizaram estudos sobre formação partidária no Brasil, ideologias, participação política e organização do Estado nas aulas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Houve ainda atividades de preparação para o debate, por meio de seminários sobre as propostas dos candidatos às eleições de 2018.
Para o debate, a composição da mesa seguiu a ordem de sorteio promovida pela equipe do Projeto Eleições 2018 junto aos candidatos e seus respectivos assessores. Durante o evento, os estudantes fizeram perguntas sobre segurança pública, economia, educação e outros assuntos. Os candidatos também tiveram a oportunidade de fazer pergunta a outro convidado da mesa. E, ao final, os candidatos puderam tomar novamente a palavra para fazer agradecimentos e reiterar pontos sobre a campanha eleitoral.