Atletismo
Os atletas do Colégio Batista Brasil – Unidade Porto Alegre marcaram presença no Campeonato Estadual do Rio Grande do Sul (Cergs) e têm muito do que se orgulhar. No último mês de julho, a aluna do 2º ano do ensino médio, Dominick Yukina Chies (16), sagrou-se campeã de lançamento de dardos na categoria sub-18. Com esse resultado, a estudante garantiu vaga para o Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-18 que acontecerá no dia 17 de agosto, em Bragança Paulista – SP.
Para a atleta, a oportunidade de participar do campeonato estadual foi um passo importante na busca de objetivos ainda maiores: “A experiência de participar do Cergs teve muitos pontos positivos para aumentar a minha confiança e coragem, já que no dia 17 de agosto vou competir no Campeonato Brasileiro de Atletismo sub-18”, disse Dominick.
A categoria sub-18 conta com estudantes com idades entre 15 e 17 anos, divididos entre feminino e masculino. Segundo Dominick, “a categoria representa uma porta de entrada para as faculdades que incentivam o esporte”, além de ser extremamente importante para o histórico profissional da atleta.
Judô
Outro grande motivo de alegria e orgulho foi Owen Hiei Chies (14), do 9º ano do fundamental II, que conquistou o segundo lugar do judô na categoria sub-15. “Foi ótimo poder representar o Colégio em que estudo e de que tanto gosto. Ter subido ao pódio foi uma grande vitória e uma total satisfação pessoal, pois não criei expectativas para vencer e sim ganhar mais experiência e fazer novas amizades”, disse Owen.
O atleta encarou duas semanas de treino forte e intenso, além da fisioterapia necessária para a recuperação do joelho lesionado em uma competição que aconteceu em abril. Com o tratamento certo, Owen se destacou na competição: “Com a recuperação do meu joelho, pude direcionar golpes e defesas que não me prejudicassem nos combates”.
Owen foi categórico ao afirmar que o esporte o tornou uma pessoa mais disciplinada, organizada e que sabe respeitar hierarquias em qualquer ambiente. Além disso, ele contou ter desenvolvido equilíbrio físico e mental e maior facilidade em focar no aprendizado escolar. Quando questionado sobre qual conselho daria a outros estudantes que desejam seguir no esporte, o estudante foi direto: “A vida é feita de quedas; por mais que você caia, o importante é aprender a se levantar e seguir em frente, pois um dia valerá a pena”, declarou.
Talento que vem de berço
O que muita gente não sabe é que esses dois estudantes tem uma coisa importante em comum – além de serem atletas de alto nível: Owen e Dominick também são irmãos. A dupla talentosa traz orgulho não somente para o Colégio Batista, mas especialmente para a família. Para os adolescentes, aliar o esporte aos estudos representa, ao mesmo tempo, um desafio e uma oportunidade única. Para Dominick, “existem milhares de vantagens em aliar o esporte com os estudos, como a organização do seu tempo e espaço pessoal e respeito, aplicado todo o dia. Mas também se aprende a escutar com respeito o que os outros têm a dizer e a valorizar as pessoas que realmente querem acrescentar algo na sua vida”.
A mãe dos estudantes, Aline Mayumi (45), contou que o esporte traz inúmeras vantagens para a vida dos filhos e da família de forma geral: “O esporte proporciona saúde física e mental principalmente. Na nossa família, gera união, ensina a ter mais confiança e segurança uns nos outros. Proporciona comprometimento, esforço, dedicação, paciência, persistência, coragem de enfrentar os problemas e a raciocinar com mais rapidez e certeza”, declarou.
Ter dois atletas em casa não é fácil e requer esforço de todas as partes envolvidas. É preciso que a família incentive, mas a participação da escola também é essencial. Aline contou que o Colégio Batista é um grande incentivador de seus filhos na caminhada no esporte, que, segundo ela, é bastante intensa: “Digamos que é uma maratona diária, 365 dias intensos. Existe todo um preparo e um olhar para o bem-estar mental, psicológico, emocional, nutricional e físico deles. Seguir e persistir os desafios com disciplina e organização diariamente, com 2 adolescentes, é sempre uma grande diversão”, contou a mãe dos estudantes-atletas.
A Rede Batista de Educação se orgulha de cada conquista de seus estudantes-atletas. Desejamos ainda mais prosperidade e bênçãos para que alcancem seus objetivos pessoais, no esporte e em todas as áreas.