A tarde do final de semana de 30 e 31 de agosto foi marcada por emoções e vitórias nas quadras da academia Alta Energia, no Buritis. Os atletas da Escola de Esportes do Colégio Batista Mineiro disputaram as finais da 16ª Copa Mercantil do Brasil de Futebol Escolar, competição muito aguardada e sonhada pelos meninos e meninas das escolas de BH.
As quatro equipes de futebol do Colégio Batista – sub-9 e sub-11 masculinas, sub-17 feminino e o time de mães e funcionárias – marcaram presença nas finais da competição. Os títulos começaram a vir no sábado (30), com a conquista do 3º lugar (medalha de bronze) pela equipe de mães, dirigidas pelo treinador Daniel Pain. Este time vinha de um tetracampeonato no ano passado, mas neste ano, após muitas reformulações no grupo, ficou com o 3º lugar, após vitória por 2×1 sobre o colégio Santa Doroteia. A equipe mostrou muita evolução durante a competição, que culminou com a conquista do bronze, mostrando que nos próximos anos terá tudo para voltar às primeiras colocações da competição.
No domingo, a equipe feminina sub-17, comanda pelo experiente treinador Rafael, fez um jogo equilibrado com o colégio Tiradentes, terminando em 1×1 no tempo normal. O título foi decidido somente nos pênaltis, com vitória do colégio Tiradentes por 4×3. A equipe do Batista ficou com o vice-campeonato de maneira invicta, já que só foi batida nos pênaltis. (Leia a crônica “A prata que vale mais que o ouro”)
O melhor ficou para o final, com as equipes sub-11 e sub-9 masculinas. A equipe sub-11, comandada pelo treinador Daniel Pain, fez um jogo de extremo equilíbrio com a forte equipe do colégio Santa Maria. Durante toda a partida, as equipes buscaram o gol e tiveram muitas oportunidades, mas a pontaria não estava calibrada, e os goleiros tiveram uma tarde inspirada. A partida terminou em 2×2, e nos pênaltis brilhou a estrela dos atletas do Colégio Batista (que converteram todas as cobranças) e do goleiro Pedro, que fez uma defesa espetacular, garantindo o título ao Batista nos pênaltis, por 4×3.
Por fim, o sub-9 masculino deu um verdadeiro show na final, comprovando a qualidade dos atletas e o excelente trabalho desenvolvido pelo treinador Thiago. O colégio Santo Antônio, adversário na final, praticamente não teve chances no jogo. O placar final mostrou como a equipe estava determinada na conquista: 4×1 para o Batista. “Foi uma aula de disciplina tática para uma equipe tão jovem. Parabéns aos atletas e ao treinador pela conquista Invicta da Copa Mercantil sub-9”, comentou o coordenador da Escola de Esportes do Batista, Daniel Claber Simões.
Daniel agradeceu a Deus pelo privilégio de poder realizar este trabalho tão importante na formação dos alunos, à direção da Escola, que apoia constantemente o trabalho, às equipes de apoio do Colégio, que proporcionam um ambiente adequado à educação, e à toda a equipe técnica da Escola de Esportes do Batista, responsáveis diretos por este sucesso na 16ª Copa Mercantil do Brasil de Futebol Escolar. Daniel parabenizou ainda os atletas e treinadores do Colégio Batista Mineiro, acrescentando: “Vocês verdadeiramente brilharam mais que o ouro”.
Confira as fotos