“Uma alegria só!” Essa foi a frase inicial da professora Thais Mello ao falar sobre o encontro dos estudantes do Maternal 3 com os fantoches dos bonecos do Bene Programa de Formação Ética e Socioemocional no Colégio Batista Brasil – Unidade de Porto Alegre.
A turma de bonecos, fundamentada em um trabalho de virtudes desenvolvido pelo Instituto Hexis, é composta por seis fantoches, cada um com traços e semelhanças que permitem que os estudantes se identifiquem com eles. “Eu disse para eles que iriam receber uma turma que os acompanharia durante todo o ano. Falei da turma do Bene e cantei ainda a musiquinha do programa e foi uma festa. Os estudantes dançaram com os personagens e cada um escolheu o fantoche com que mais se identificava”, acrescenta Thais.
Eles aprenderam as características da personalidade de cada boneco, aprendendo a respeitar a singularidade de cada um, sabendo que todos são especiais com o seu jeito de ser. “Foi uma atividade que superou as minhas expectativas. Foi muito bom, e os estudantes são apaixonados pelos fantoches. Cada vez que pego o livro do Bene em uma atividade, convido um personagem (fantoche) para contar a história”, diz.
O processo de construção da formação ética e socioemocional desenvolve bons hábitos e inspira o diálogo da fé, da cultura, da moralidade e da ludicidade, que, em conjunto, proporcionam uma leitura consciente do mundo.