Após terem estudado living e not living things (seres vivos e coisas não vivas) na aula de Science do Bilíngue da Unidade de Porto Alegre, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental trabalharam em grupo para colocar o aprendizado em prática. Divididos em seis grupos, por sorteio, os alunos recortaram imagens que representavam o conteúdo da aula. Trabalhando sem o auxílio da professora Milene Silveira no primeiro momento, conversaram entre si e classificaram as imagens conforme solicitado.
De acordo com Milene, o trabalho consistia em 4 etapas, e, em cada uma delas, os estudantes faziam uma tarefa. Na segunda fase, a turma revisou as diferenças entre os seres vivos e não vivos. “Partiam da pergunta sobre as necessidades básicas de um ser vivo: ele nasce, cresce, se alimenta, precisa de água e morre? Se sim, o ser é vivo. A cada imagem que causava dúvidas, eu pedia para fazerem as perguntas, para estimular o pensamento de hipóteses”, diz.
Tanto seres vivos quanto não vivos compõem a natureza e se apresentam como parte importante da atmosfera. Sendo assim, a educadora instruiu os estudantes para a próxima fase, que consistia na coleta e divisão das tarefas no grupo para a apresentação final do trabalho na escola. “Eles gostaram muito de trabalhar em grupo, porque foi algo divertido e ao mesmo tempo novo. Além do conteúdo, os estudantes aprenderam a dividir tarefas e administrar conflitos”, conclui Milena Silveira.