Estudar em casa requer sempre muita disciplina e organização. Porém, nesse período de isolamento social, esse empenho precisa ser redobrado. Isso porque, devido à mudança da rotina, há alunos que começaram a ter aquela sensação de férias.
Sendo assim, é hora dos pais darem uma forcinha a mais para que os filhos mantenham o foco! Quer saber como? Por meio de uma dos objetos preferidos por muitos adolescentes: o celular! Isso mesmo! Há muitos aplicativos de estudos gratuitos que podem ajudar os filhos a melhorar o desempenho escolar.
Claro, a orientação é que o uso do celular seja moderado para não distrair os jovens durante os estudos. Por isso, antes de tudo, combine com seu filho que essa ferramenta só poderá ser utilizada naquele momento para estudar.
Então, nada de redes sociais na hora dos estudos. Deixe claro que apenas está liberado o uso dos aplicativos de estudos, certo? Então, confira 7 aplicativos gratuitos para indicar para seu filho. Com certeza, essa estratégia irá motivá-lo a se dedicar e, assim, consolidar os aprendizados dos conteúdos da escola!
O AppProva ajuda a consolidar o aprendizado dos conteúdos ao fornecer simulados e provas reais de vestibulares do Brasil. Além disso, o aluno poderá responder questões de acordo com o próprio plano de estudos. Ao fim das provas e simulados, o aluno poderá também acessar o gabarito dos exames.
Além de ser ideal para alunos que irão prestar vestibular, o aplicativo é uma ótima opção para quem está estudando para o Enem. Isso porque o AppProva simula o Teoria de Resposta ao Item (TRI), isto é, o algoritmo que gera a nota do Enem. Dessa forma, o aluno poderá avaliar seu desempenho e traçar seus objetivos de acordo com a nota de corte do curso que deseja.
O AppProva está disponível para Android no Google Play e para iOS na App Store.
Um dos aplicativos de estudos feitos também para vestibulando e alunos que irão fazer o Enem é o Aprovado. O aplicativo possibilita registrar os estudos, analisar gráficos, manter um histórico e ter controle da dedicação e desempenho do aluno.
Para isso, o Aprovado possibilita o gerenciando das horas estudadas e o agendamento de alarmes para avisar quando a atividade deve ser finalizada. Já, ao gerar gráficos e relatórios, o aluno conseguirá ver detalhes de sua evolução e saber em quais conteúdos precisa melhorar para garantir a aprovação.
Uma facilidade do aplicativo é também poder usá-lo no modo off-line. Assim, seu filho terá menos chances de se distrair no celular com a internet ligada.
Além disso, seu filho poderá compartilhar com você e demais familiares e amigos o desempenho registrado no Aprovado por meio das redes sociais.
O aplicativo está disponível para Android no Google Play e para iOS na App Store.
Se a ideia é aprender inglês, espanhol, alemão ou francês, a dica é usar o aplicativo Duolingo. O aplicativo é na realidade um curso de idiomas em que 34 horas de estudos equivalem a um semestre de aulas. Para isso, oferece atividades de escrita, escuta, fala e tradução em módulos, além de permitir interação e competições com outros usuários.
No aplicativo, o aluno perde pontos se responder errado e avança ao completar unidades.
O Duolingo está disponível para Android no Google Play e para iOS na App Store.
Além disso, há também Duolingo web, por meio do qual o aluno pode fazer uma prova de proficiência em inglês.
Com o Easy Study, o aluno pode criar um plano de estudos de uma forma bem prática. Para isso, ele precisará informar quais e quantas matérias deseja estudar em cada dia da semana. Depois, o aplicativo cria um planejamento com as matérias a serem estudadas em cada dia. O objetivo é otimizar o tempo de estudo.
Assim, a rotina de estudos é organizada em ciclos. Dessa forma, o aluno pode rever sempre as matérias que precisa estudar e não deixa acumular conteúdo.
O Easy Study pode ser encontrado tanto para Android no Google Play quanto para iOS na App Store.
O Focus To-Do combina as funções de contador pomodoro com a de gerenciador de tarefas. A técnica pomodoro é um método consolidado que consiste no uso de um cronômetro de 25 minutos para realizar uma atividade. O objetivo é motivar o aluno a manter o foco e cumprir suas tarefas.
Para isso, é possível adicionar e organizar as atividades em listas e iniciar o contador para focar no estudo. Além disso, também pode ser colocados lembretes, prioridades e adicionar notas. Ao final, o aluno poderá verificar o tempo gasto em cada tarefa e em cada projeto.
O Focus To-Do gera ainda relatórios. Assim, seu filho poderá ter estatísticas detalhadas sobre a distribuição do tempo utilizado e das tarefas concluídas.
O aplicativo pode ser baixado em aparelhos Android por meio do Google Play.
Se, ao estudar no celular, seu filho se distrai com redes sociais e outros aplicativos, o Forest é uma solução. Esse é também um dos aplicativos de estudos que usa a técnica pomodoro. Por isso, o app conta com um cronômetro para estimular o aluno a cumprir a atividade no tempo estabelecido.
Durante essa contagem do cronômetro, o Forest bloqueia o acesso a outros aplicativos de distração. Ao usar o aplicativo, uma árvore é ainda “plantada”. A árvore cresce na medida em que o aluno respeita o bloqueio dos aplicativos de distração. Se ele não resistir à tentação de usar o telefone e acabar saindo do Forest, a árvore murcha.
Assim, o aplicativo é um incentivo para manter distância das redes sociais e outras distrações no celular. Dessa forma, a ideia é que o aluno faça melhor uso do seu tempo e foque nos estudos.
O Forest pode ser usado em aparelhos Android e iOS.
O RevisApp reúne conteúdos do Ensino Médio que podem ser exigidos em vestibulares e no Enem. Ao todo, o aplicativo conta com mais de 150 conteúdos e possui um sistema intuitivo de navegação. Para isso, o app possui imagens e gifs para que o aluno tenha uma melhor compreensão dos assuntos.
O RevisApp separa os conteúdos por matérias e as questões podem ser respondidas no próprio aplicativo.
O app está disponível para Android no Google Play e para iOS no App Store.
Gostou das dicas de aplicativos de estudos e quer saber mais como melhorar o desempenho nos estudos? Então, confira nosso post sobre como montar uma rotina de estudos na quarentena!