Conciliar o trabalho, os cuidados com a família e outras atividades cotidianas não é uma tarefa nada simples. As horas parecem passar cada vez mais rápido e fica fácil se perder entre tantas responsabilidades. Com isso, muitos pais se perguntam: como ter tempo para acompanhar a rotina escolar dos filhos?
Embora seja um desafio, essa é uma prática indispensável. Afinal, o estudante precisa do apoio familiar para se sair bem nas tarefas da escola. Os pais têm papel muito importante ao ensinar para a criança algumas lições sobre organização e estudos. Então, que tal conferir as nossas dicas para conseguir fazer isso mesmo com o dia a dia corrido?
A organização é, muitas vezes, mais importante do que o tempo que você tem disponível. Isso mesmo! É possível estar presente na vida escolar do seu filho mesmo que você não tenha muitas horas para se dedicar a isso diariamente. Para alcançar esse feito, experimente criar uma rotina para a família.
Ajudar o seu filho a preparar o material, o espaço e o plano de estudos faz com que você esteja presente, ainda que não possa estar por perto enquanto ele se dedica às tarefas. Quando há uma rotina estabelecida, cria-se o hábito de cumprir aquele passo a passo determinado. Assim, a criança tem mais facilidade para realizar as obrigações.
Isso faz com que não seja necessária a sua supervisão a todo o momento. Ou seja, o seu filho faz as atividades rotineiras sozinho, e o tempo em que estiver com você pode ser mais bem aproveitado — tirando dúvidas ou pesquisando melhor alguns conteúdos para aprofundar o conhecimento.
Como dissemos, a rotina vai ajudar a desenvolver mais autonomia para o seu filho. Entretanto, ele ainda precisa do seu olhar sobre as atividades da escola. Por isso, procure sempre reservar um horário para observar o que foi feito e ajudá-lo a se preparar para mais um dia de aula.
Isso pode acontecer à noite, antes de irem dormir. Dessa forma, tudo fica organizado para a manhã seguinte. Revisar o que ele fez sozinho também é uma maneira de saber como está o rendimento dele e quais assuntos devem ser estudados com mais afinco.
Acompanhar a rotina escolar da criança não envolve apenas atividades cognitivas. A família precisa construir um vínculo positivo para que as atividades escolares sejam prazerosas e produtivas. Dessa forma, vale a pena investir também na relação emocional.
Afinal, se os pais falam da escola apenas na hora de cobrar tarefas ou dizer que o desempenho do estudante precisa melhorar, o assunto pode acabar se tornando aversivo para ele. A consequência é que, em vez de se aproximarem, pais e filhos se distanciam e a probabilidade de vivenciar conflitos aumenta.
A dica é adotar uma postura receptiva e compreensiva. Escute o que a criança tem a dizer sobre a escola e acolha as dúvidas dela. Além disso, lembre-se de não usar todo o tempo em família para falar sobre esse assunto. Valoriza também os períodos de lazer e brincadeira.
A escolha da melhor instituição para matricular o seu filho tem tudo a ver com a sua presença na rotina escolar dele. É preciso confiar na equipe pedagógica e ter sempre espaços de comunicação abertos com ela. Por isso, procure conversar com os professores e trocar informações sobre a evolução da criança.
Nesse sentido, comparecer às reuniões que a escola realiza é fundamental. Elas são importantes para fortalecer o vínculo entre a equipe e as famílias, além de servirem para discutir aspectos relevantes sobre a aprendizagem dos alunos.
Precisamos lembrar, ainda, que a comunicação com a escola não deve se limitar às reuniões. Os pais também podem procurar os professores quando precisarem. Isso é útil, por exemplo, para dialogar sobre alguma dificuldade do seu filho, esclarecer dúvidas ou pedir orientações sobre como ajudá-lo nas tarefas.
É fato que o cotidiano cheio de trabalho e demais atividades faz com que nem sempre você possa estar em casa acompanhando o que a criança faz. A boa notícia é que o avanço tecnológico pode ajudar a aproximar vocês mesmo quando não estão no mesmo ambiente.
É possível fazer isso utilizando ligações ou, até mesmo, videochamadas de aplicativos de mensagens. Dessa maneira, você fala um pouco com o seu filho e vê como ele está. Ele pode aproveitar para contar sobre as dificuldades e tirar dúvidas. Dessa forma, vocês driblam a distância.
Outra facilidade trazida pela tecnologia são os aplicativos escolares. Algumas instituições investem nisso e proporcionam aos pais uma grande aproximação por meio do celular. Geralmente, os aplicativos permitem checar a agenda escolar e receber notícias sobre a criança — o que aumenta a sua segurança.
O colégio Batista tem o seu próprio aplicativo para comunicação entre a família e a escola: o Batista Informa Digital, ou Batista ID. Ele é uma ferramenta muito útil para integrar a equipe e os pais, passando informações importantes e ajudando você a acompanhar a rotina escolar do seu filho.
Essa iniciativa vem desde o ano de 2016 e o programa funciona tanto por celular (disponível para Android e iOS) quanto por computador. Desse modo, você tem a garantia de que vai conseguir acessar as facilidades oferecidas pela escola.
O aplicativo envia, notificações com comunicados para os pais, registros de ausência do aluno ou ocorrências ligadas a ele, assim como fotos e vídeos das atividades da escola. Nele, você também pode ver o calendário re notas obtidas em provas, e trabalhos .
Como você viu, há algumas maneiras muito interessantes de acompanhar a rotina escolar do seu filho. Seguindo as nossas dicas e aproveitando as facilidades que a escola oferece, você se mantém presente e trabalha junto à equipe pedagógica para a evolução da criança!
E então, gostou das informações deste post? Leia mais sobre o aplicativo Batista ID!