Foi dada a largada!
É com muita alegria que o Colégio Batista Mineiro, unidade BH Floresta – Séries Iniciais realizou a cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis neste sábado, dia 2 de julho. Neste ano o Batista homenageia os Jogos Olímpicos, Rio 2016, com o tema “Batista 2016”. Os Jogos Estudantis têm no seu rol de competições atividades recreativas específicas e adequadas a cada faixa etária, visando ao interesse e à motivação das crianças. “Nosso desafio é estimular a prática esportiva e recreativa, incentivar e valorizar a formação de atitudes sociais de cooperação, união e respeito mútuo, possibilitando o intercâmbio entre colegas de uma mesma série”, enfatiza o professor de educação física, Hugo Reis. A mãe Priscila G. S. Coelho disse que a filha Mariana não ligava muito para os esportes, mas, com os Jogos Estudantis, ela notou que a menina passou a se envolver com as competições, fazendo comentários com o irmão sobre futebol e mostrando interesse pela queimada: “Estou feliz e gostando dos resultados da minha filha”.
Os Jogos no Batista são informação, homenagem, alegria, diversão, educação, esporte e muito mais. É importante lembrar que no jogo uma equipe é parceira, e não adversária, da outra, pois se não tiver a participação do outro não existirá o jogo. É preciso valorizar cada colega de equipe, passar a bola, a vez, combinar estratégias. Os Jogos Estudantis são ação de uma escola sempre comprometida com a educação, com o caráter e com o indivíduo na sua totalidade. “Percebo o quanto o esporte é importante e saudável para mim. Estou muito empolgado e participarei dos jogos de tabuleiros”, disse o aluno Thiago Machado Leite, de 9 anos.
Na condução da tocha, o fogo representa os valores que o Colégio Batista deseja construir com seus alunos: justiça, verdade, amor, gratidão, respeito, tolerância, perdão, etc. “Por meio dos jogos, esperamos que os alunos desenvolvam mais virtudes do caráter cristão, como a veracidade, o respeito, a perseverança, o domínio próprio, e outros que devem fazer parte do nosso dia a dia. Ser amigo, solidário, companheiro… É com este sentimento que convido os alunos/atletas a participar com alegria da semana dos Jogos Estudantis”, reforça a diretora do Colégio Batista, Kátia Madureira.
Tivemos ainda a apresentação do grupo folclórico do Batista, que homenageou o povo brasileiro com a “Dança dos Nove”, uma brincadeira de Minas Gerais, e com a música “Índios do Brasil”, contando um pouco da história e cultura do Brasil. O respeito ao ser humano, com suas diferenças e necessidades, não pode ser esquecido. Ex-aluna do Batista e bailarina profissional do Minas Tênis Clube, Sarah Cruz Veloso fez uma apresentação de jazz com alusão aos jogos paralímpicos, evidenciando a beleza e a força dos atletas paralímpicos.
“Os Jogos Estudantis fazem parte da proposta pedagógica do Colégio Batista, que investe continuamente nos esportes. O Batista é ouro nos esportes. É a escola trabalhando em todo tempo e lugar para a formação integral dos alunos”, comenta o diretor-geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga.