Duas semanas com atividades dedicadas ao Dia do Livro Infantil
Para começar a leitura, vamos contar como foi a primeira visita das crianças à Biblioteca Cecy Silva. A coordenação do 1º ano do Ensino Fundamental – Unidade Floresta – Séries Iniciais organizou um passeio mágico ao local dedicado aos livros. Ao entrar, os pequenos estudantes encontraram o espaço preparado para eles. As crianças conheceram e aprenderam a importância da leitura, o cuidado com os livros, além da realização dos primeiros empréstimos semanais.
“Em dias em que tudo está tão digitalizado, as crianças têm uma reação de surpresa, entusiasmo, alegria, e foi exatamente assim com os estudantes do 1º ano, pois puderam ver e tocar nos livros. A independência deles ao andar pelas prateleiras repletas de livros e o interesse ao escolher os livros para levar para casa é de uma emoção única”, conta Adna Natalina Silva de Moura, auxiliar da biblioteca.
Ainda de acordo com ela, os livros mais procurados são as histórias clássicas, como Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão, Os Três Porquinhos, O Patinho Feio, entre outros. “Agora, uma literatura que é a sensação da biblioteca é o ‘Onde está Sansão’”, conta Adna.
No dia 18 de abril comemorou-se o Dia do Livro Infantil e a turminha do 1º ano participou de atividades dedicadas a literatura. As crianças foram envolvidas no “Mistério do sumiço dos livros”. “Nós retiramos os livros da biblioteca montada na sala, e, agora, os estudantes descobrem quem os levou. Apenas contamos a eles que foi uma personagem misteriosa. Com isso, ressaltamos a importância de ler e os cuidados com os livros”, relata Tânia Lobenwein, coordenadora do 1º ano das Séries Iniciais.
As comemorações continuaram com as crianças fantasiadas de personagens de livros e histórias infantis, além do aparecimento da personagem misteriosa que vem devolver os livros desaparecidos e falar da importância do cuidado com o material e do valor da literatura. Já em meio a esta envolvente atividade, os pequenos estudantes-leitores participaram de contação de história, organizada na biblioteca Cecy Silva, pela equipe da escola.
Para terminar a leitura, vale dizer que o incentivo ao hábito de ler ainda na infância é significativo, pois ajuda no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, um dos pilares da educação. Basta dizer que a leitura é uma passagem para novos e encantadores mundos, onde criar e sonhar é permitido. Este é o propósito do Colégio Batista Mineiro: oferecer um ensino de qualidade e formar cidadãos conscientes e comprometidos com um futuro melhor.
FIM