Cada rabisco, uma descoberta
O desenho da criança é precedido pela garatuja, que é a fase inicial do grafismo. As garatujas que as crianças pequenas desenham é a tentativa de representar o que interpretam do mundo à sua volta. Nos primeiros anos de escolaridade é importante explorar esse tipo de produção. O objeto desenhado é modificado em função do significado que lhe é atribuído, de forma semelhante ao que acontece com o brinquedo simbólico, como por exemplo o canudinho do suco vira uma espada.
A criança no início produz um emaranhado de traços e círculos. Aos poucos, começam a tomar formas mais complexas. Para ela é prazeroso desenhar, colocar a imaginação em exercício, brincar com cores e espaço. No maternal III é tabalhado o desenho para investir no registro da criança no mundo que a cerca, valorizando sua forma de desenhar, estimulando cada aluno a perceber que o registro tem o seu valor e evoluir nas produções do desenho, bem como iniciar os registros de palavras.
“As crianças que utilizam o desenho para se expressar têm maior facilidade de aprender. O desenho é pré-requisito para a aquisição da linguagem escrita.” (Mello 2012)
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