Responsabilidade, cidadania, cooperação, pensamento científico, repertório cultural, poder de argumentação. Com o tema “Corpo em Ação”, esses foram alguns dos aspectos que os estudantes do 8º ano da unidade Floresta do Colégio Batista Mineiro puderam desenvolver durante a Feira de Ciências realizada no último dia 22 de outubro.
Conforme o professor Tiago Zandona, primeiramente, os estudantes realizaram pesquisas a partir da seguinte situação-problema: como o corpo reage em uma situação de estresse? Diante disso, os estudantes fizeram vários experimentos e foram desafiados a criar os sistemas do corpo humano.
“Esse trabalho é importante porque é uma atividade em que o estudante se torna o foco do aprendizado, já que é ele quem coleta a informação, é o centro de todo o processo. Neste caso, o professor é somente quem o guia ao longo do desenvolvimento. O projeto contempla ainda habilidades gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de promover a cultura digital, porque trabalha muito a questão da tecnologia”, afirma Zandona.
Mãe da estudante Maria Luiza Bárbara, do 8º ano, Cleida Bárbara Vieira, destaca que a Feira de Ciências trouxe muitos conhecimentos à turma. “Achei o projeto interessante, porque os alunos têm um envolvimento muito grande com a parte prática, o que traz muito desenvolvimento a eles. A gente vê que os olhinhos deles brilham com isso! Percebi também que a minha filha gostou muito de participar, e eu acho que é uma iniciativa muito importante para a valorização da ciência”, destacou Cleida.