Você provavelmente tem boas lembranças de professores da época em que estudou na escola ou na faculdade, certo? Isso acontece porque a relação professor-aluno nos marca de forma bastante profunda.
Não poderia ser diferente, afinal, o contato com os docentes é intenso durante o período escolar. Além de aprender os conteúdos, os alunos aprendem também se relacionar e confiar nos seus professores.
Aliás, esse relacionamento influencia diretamente na aprendizagem das matérias. Quer saber como isso acontece? Continue a leitura deste post!
O contato entre o aluno e o conhecimento que ele vai adquirir passa pela mediação de alguém fundamental: o professor. Isso significa que nenhuma matéria chega sozinha à criança ou ao adolescente: ela passa, antes, pela interpretação do docente.
Logo, o jeito que o professor tem de comunicar os conteúdos é um elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem. Veja alguns fatores que comprovam a importância da relação professor-aluno!
Isso acontece logo que a criança entra pela primeira vez em uma instituição escolar — no famoso período de adaptação. Quais são as primeiras pessoas com quem ela vai criar um vínculo de segurança? Exatamente os professores.
Antes de se envolver com os colegas de turma, a criança precisa confiar no professor para se adaptar ao ambiente. Ao longo do seu crescimento, esse vínculo vai continuar sendo importante para ela se envolver na escola.
Pense em você: não é mais fácil gostar de um ambiente quando há pessoas queridas nele? Isso também acontece com o seu filho. Boas relações com os professores aumentam o envolvimento dele com a escola e o interesse em estudar/participar das atividades.
A aprendizagem de cada matéria também sofre influência da relação entre professor e aluno. Pesquisas recentes sobre o funcionamento do cérebro têm demonstrado que as emoções participam ativamente do desenvolvimento cognitivo.
O que isso significa? Que o aluno aprende melhor quando gosta do conteúdo e se sente à vontade com o professor. Esse ambiente emocional positivo ajuda o cérebro a funcionar com mais eficiência e compreender o que está sendo ensinado.
Por isso, não se pode mais ver os estudantes apenas em seu viés racional e cognitivo. Os relacionamentos estabelecidos na escola e o desenvolvimento emocional são peças fundamentais na aprendizagem.
Outra grande contribuição da relação professor-aluno é a construção de valores. Os adultos são modelos de comportamento para crianças e adolescentes. Dessa forma, professores ensinam por meio do exemplo alguns valores centrais — como solidariedade, empatia, cidadania etc.
Além dos conteúdos científicos que são importantes para que o aluno entenda o mundo, ele sai da escola também com conhecimentos para entender a si mesmo e às outras pessoas. Nesse sentido, o ensino de valores é um dos papéis da escola — e isso depende bastante do relacionamento entre o corpo docente e o discente.
Quando falamos desses conteúdos que vão além das matérias escolares, estamos abordando o chamado desenvolvimento integral, isto é, a compreensão de que os alunos não se desenvolvem de maneira fragmentada, mas como uma pessoa completa.
Eles estão na escola para se desenvolver sua cognição, seu controle emocional e também suas relações sociais, mas os professores precisam estar preparados para atuar nesse desenvolvimento integral. Do contrário, o processo perde muito da sua riqueza ao focar apenas no aspecto cognitivo.
É por isso que falar de relação professor-aluno se faz tão importante. Quando consideramos que a escola é um espaço onde pessoas se encontram, fica mais fácil entender como a aprendizagem é complexa.
Agora que você viu a extrema importância do relacionamento entre professores e alunos, cabe perguntar: como ele pode ser incentivado pela escola? Na verdade, existem muitas estratégias a serem utilizadas para fazer isso acontecer. Confira as principais!
Estamos falando da relevância dos relacionamentos, mas também é importante pensar nos espaços onde essas relações acontecem. Logo, um dos métodos para incentivar encontros positivos é cuidar do ambiente da escola.
Os alunos vão estabelecer um vínculo melhor quando gostam dos espaços que frequentam. Locais limpos, alegres, arejados e agradáveis estimulam a participação deles. Os professores também se sentem melhor ao trabalhar em lugares com essas características. Assim, todos ficam mais tranquilos e dispostos a se relacionar bem.
Por mais que essas informações estejam sendo muito comentadas nos últimos anos, nem todos os docentes reconhecem a importância da relação professor-aluno.
Considerando isso, uma das práticas indispensáveis na escola é a capacitação dos professores. Investir nesse ponto faz com que o corpo docente se alinhe melhor à expectativa dos gestores e das famílias.
Nesse contexto, promover reuniões e palestras que tratem sobre os aspectos emocionais e a boa relação entre eles e os alunos é muito importante. Dessa forma, os professores vão desenvolver conhecimento sobre isso e poderão pensar em estratégias para melhorar esses relacionamentos.
Uma metodologia largamente utilizada por escolas que trabalham o desenvolvimento integral é a realização de atividades variadas, afinal, é preciso sair da sala de aula ou mesmo interagir com esse ambiente de maneiras diferentes.
Essa diversificação dos métodos estimula o envolvimento dos alunos e promove relações mais próximas com os professores. Estratégias desse tipo também impulsionam a aprendizagem, pois partem de elementos atrativos. Algumas ideias interessantes são o ensino bilíngue e a robótica.
Por fim, não podemos falar sobre relação professor-aluno sem considerarmos o que os estudantes pensam, certo? Quando a escola promove espaços em que eles participam ativamente e têm sua voz reconhecida, os vínculos se constroem com mais força.
Para os estudantes — principalmente as crianças maiores e os adolescentes — é muito importante ter sua opinião reconhecida. Eles têm muito para ajudar a escola a melhorar cada vez mais. Assim, incentivar essa participação é uma forma de se aperfeiçoar sempre.
Pensar na relação professor-aluno e desenvolver estratégias que gerem melhores resultados nesse sentido são ótimas práticas nas escolas. Todos têm a ganhar com isso: alunos, professores, gestão e família!
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