Com o objetivo de auxiliar as escolas na implementação das mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Rede Batista de Educação, em parceria com o Instituto Hexis, realizou, no dia 23 de maio, o “Encontro Educacional – BNCC, uma proposta formativa”.

Com inscrição gratuita, o evento foi realizado no Teatro Maddox e contou com a presença de cerca de 500 educadores e gestores do ensino básico de escolas municipais, estaduais e particulares de Minas Gerais.

Na ocasião, as escolas parceiras da Rede Batista foram homenageadas em reconhecimento ao excelente trabalho que têm feito ao longo dos anos. A abertura do encontro foi realizada pela assessora acadêmica da Rede Batista, Lilian Neves, que ministrou uma palestra sobre a BNCC com foco nas competências socioemocionais. Lilian é consultora em Gestão, Educação e Tecnologia, autora do livro “Gestão da transformação educacional: a escola do século XXI”, organizadora de uma série de livros didáticos sobre formação ética e socioemocional, idealizadora da metaplataforma educacional Weleto e palestrante e autora da Bett Educar.

Habilidades socioemocionais
Conforme Lilian, a BNCC é uma referência nacional curricular que inclui um conjunto de competências gerais, sendo três delas dedicadas à formação socioemocional do estudante. “Contudo, nem todas as escolas se percebem ainda preparadas para oferecer essa formação aos estudantes”, explicou.

Para que as mudanças sejam realmente efetivas, Lilian destaca que é necessário que as instituições de ensino apliquem múltiplas estratégias didáticas, atentando aos desafios da fase em que cada estudante se encontra. “A formação integral do ser humano, considerando as dimensões cognitiva, socioemocional, corporal e transcendental, que é o sujeito para além de si mesmo, se realiza junto ao estudo de outros componentes curriculares, como a Língua Portuguesa ou a Matemática. Ao trabalharmos a educação por competências, reconhecemos que essas dimensões socioemocionais também precisam ser desenvolvidas no estudante”, completou.

Programa educacional
Durante o evento, o coordenador do Instituto Hexis, Wagno Bragança, apresentou o programa Bene. Desenvolvido pelo instituto com foco na formação da ética e da emoção dos estudantes da educação básica, o programa é fundamentado em um trabalho com virtudes morais e está em permanente diálogo com as habilidades socioemocionais.

Iniciativa que vai ao encontro do cumprimento da missão de ofertar educação integral de qualidade, a Rede Batista é uma das instituições que adota o programa Bene em suas unidades educacionais, nas quais tem alcançando resultados altamente positivos, envolvendo estudantes, educadores e familiares, contribuindo assim para a transformação da sociedade em um lugar mais solidário e justo para se viver.

A organizadora do evento e coordenadora do departamento Comercial da Rede Batista, Camila Souza, destacou a importância da troca de conhecimento e da união das escolas em prol de uma educação de qualidade em todos os âmbitos: “O evento superou todas as nossas expectativas. Ter a oportunidade de ver cerca de 500 educadores de diversas escolas somando conosco só demonstra o quanto todos nós, representantes de instituições educacionais, estamos unidos em busca de um futuro melhor por meio da educação. Agradeço a Deus por estar à frente de um projeto tão nobre”, ressaltou.

Clique aqui para ver mais fotos do Encontro Educacional.

Tags: