A robótica desenvolve o raciocínio lógico, a colaboração e a habilidade de resolver problemas. Separamos 5 principais benefícios de estudar robótica na escola. Confira!

1) Trabalho em Equipe

Desenvolve o espírito de colaboração entre os alunos através do trabalho em grupo – as aulas de robótica são realizadas em grupos de até 5 alunos, onde um deve respeitar a vez do outro na construção e programação das montagens. Isso contribui para o desenvolvimento da empatia, da atenção e do respeito ao próximo.

2) Resolução de Problemas

Desenvolve o raciocínio lógico e a habilidade de resolver problemas. A cada aula de robótica os grupos são incentivados a solucionar uma situação-problema proposta pelo professor, a fim de que em conjunto se estabeleça a melhor solução.

3) Disciplinas na Prática

Dá ao aluno a oportunidade de vivenciar na prática alguns conceitos estudados em sala de aula, o que torna a aprendizagem muito mais significativa. Algumas montagens estão diretamente ligadas às disciplinas de ciências, geografia, matemática, física e artes.

4) Introdução Científica

Desenvolve a capacidade de oratória, pois nas aulas de robótica os alunos são incentivados a falar para os outros grupos quais foram as dificuldades encontradas durante a montagem ou durante a programação. Além da apresentação dos projetos quando estes participam dos torneios Brasileiros de Robótica.

5) Organização e Criatividade

Desenvolve a capacidade de organização, concentração e criatividade, pois em todos os aspectos a aula de robótica é planejada para motivar essas habilidades.

 

Prof. Suselaine da Fonseca Silva
Educadora

Tags: