Projeto pedagógico do Colégio Batista simula a realização do Enem

Um dos momentos mais esperados pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio é sem dúvidas a realização do Enem. Afinal, atualmente, esse é o segundo maior exame de vestibular do mundo. Para otimizar o desempenho dos alunos na prova, o Colégio Batista Mineiro realizada anualmente o Enem Institucional.

Trata-se de um projeto pedagógico que tem o objetivo de simular o Enem. Por isso, a escola prepara um ambiente muito semelhante ao encontrado na realização do exame, o que possibilita a vivência de todos os procedimentos oficiais.

Ao todo, as turmas das 3ª série respondem a 180 questões, divididas em dois dias de provas e uma redação. Assim como o Enem oficial, no primeiro dia da simulação, são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, os estudantes realizam as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. O horário das provas é o mesmo do exame, sendo que os portões também se fecham às 13h.

Além disso, o Enem Institucional assume a característica de concurso, uma vez que são premiados os estudantes de melhor desempenho das unidades Betim, Buritis, Floresta, Ouro Branco e Uberlândia, onde é realizado.

Conforme Junia Marcossi – coordenadora pedagógica da 3ª série da unidade Floresta do Colégio Batista –, o Enem Institucional é uma das várias ações que são feitas pela escola para preparar os estudantes para o exame. “O Enem é um grande passo para os jovens em sua carreira profissional. Por isso, o Enem Institucional é uma intervenção pedagógica muito importante, já que simula todos os detalhes do Enem oficial. Com isso, nossos estudantes têm a oportunidade de testar suas habilidades e competências e vão realizar o exame cientes de todo o processo e muito mais confiantes”, ressalta Junia.

Tags: