Colégio Batista Mineiro

Escola receberá 60 equipes de robótica de várias partes do Brasil para a competição nos dias 8 e 9 de dezembro

Após a tripla conquista na etapa brasileira da World Robotics Olympiad (WRO) 2018, o Colégio Batista Mineiro será palco das fases regional e nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR). A etapa regional será realizada neste sábado (24) e reunirá equipes de escolas de Belo Horizonte. Os primeiros colocados serão classificados para a fase nacional, que será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, quando o Colégio Batista receberá 60 equipes de robótica de várias partes do Brasil.

Neste ano, o tema do torneio será “Ação pelo trânsito seguro”. Em vista disso, os participantes terão de mostrar suas habilidades ao propor soluções para a melhoria do trânsito. O Torneio Brasil de Robótica é um evento de cunho educativo, científico e tecnológico, que contribui para o desempenho escolar, o desempenho socioambiental, a disseminação da tecnologia e o fomento ao empreendedorismo, entre outros. O objetivo é levar crianças, jovens e adultos a atuarem de diferentes modos na pluralidade de torneios científicos e tecnológicos, especialmente os de robótica, ao exigir dos participantes competências técnicas, científicas e de gestão.

A competição deve ser entendida como um foro livre, em que a capacitação do público atendido possibilitará o desenvolvimento humano de forma holística, de modo que possam enveredar pelo mundo das descobertas, invenções e inovações. O foco encontra-se em fazer com que essas pessoas possam compreender melhor sua localização no mundo, importância na comunidade em que habitam, capacidade de realização e necessidade de uma sociedade mais equânime.

Bicampeão nacional

Referência e um dos pioneiros em Minas Gerais no ensino de robótica, o Colégio Batista Mineiro oferece a modalidade em todas as unidades educacionais. Na unidade Uberlândia, a escola já trabalha com o ensino de robótica há 10 anos. Neste ano, mais uma vez, o Batista confirmou a excelência no segmento em setembro de 2018 com a tripla conquista na World Robotics Olympiad (WRO) – competição de robótica mais importante do mundo da área de educação. O Colégio ganhou dois ouros na etapa nacional do torneio nas modalidades Senior High e Elementary, além do bronze na categoria Junior High. Com a vitória na categoria Senior High, o Batista representou o Brasil e competiu com 90 equipes de todo o mundo na fase final da WRO realizada na Tailândia nos últimos dias 16, 17 e 18 de novembro.

Em 2017, a equipe Metroid, da unidade Uberlândia do Colégio Batista, também ganhou a olimpíada brasileira na categoria Senior High, tornando-se agora bicampeã da WRO. A escola já venceu também o Torneio Brasil de Robótica (TBR), entre outras competições da modalidade.

Serviço:

Colégio Batista Mineiro será sede do Torneio Brasil de Robótica

Etapa regional

Data: 24/11

Etapa nacional

Data: 8 e 9/12

Horário: 8h às 18h

Local: Colégio Batista Mineiro Unidade Floresta [Rua Ponte Nova, 443, bairro Floresta, Belo Horizonte]

Veja a matéria original:

Sede do Torneio Brasil de Robótica

Tags: