O famigerado exame da OAB, não há dúvida alguma, tornou-se, nos últimos anos, motivo de debates acalorados dentro do ambiente acadêmico, especialmente o jurídico. Já se falou em impugnação da prova, levante contra o método de avaliação e pontuação, mas estas considerações na realidade são pouco produtivas neste momento, uma vez que o exame continua firme e forte, regulamentando o mercado da advocacia. Para a instituição de ensino, não há dúvida de que um índice representativo de aprovação na OAB tem um peso e significado muito interessante para promoção e também consolidação do curso de Direito no atual cenário jurídico. E, apesar da inquietação em torno da prova da OAB, ela na verdade reflete um recorte do desempenho do aluno e da instituição ao longo dos cinco anos do curso.

Pela primeira vez em alguns anos, temos uma discreta melhora nos números de aprovação dos alunos no exame. Obviamente isso é fruto de anos de esforços, tanto das instituições de ensino quanto dos professores, que vêm se esmerando em ofertar, dentro do currículo acadêmico, uma capacitação que auxilie os futuros advogados.

Na experiência que temos vivenciado na coordenação do curso da Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG), algo tem se destacado de forma muito produtiva para todos os envolvidos no processo. Mais do que uma preparação técnica e conteudista para o exame – o que nossos docentes, extremamente qualificados, já realizam continuamente e com perfeição em nossa rotina acadêmica –, a FBMG, mais uma vez, se destaca por uma visão vanguardista do Ensino Superior, calcada na experiência centenária do Colégio Batista, sua unidade-mãe, que completou, em 2018, um século de ensino de excelência e destaque no mercado de educação nacional. Primeiramente, adotou-se uma estratégia de coaching, capitaneada pela coordenação de curso, em que nossos excelentes professores conseguiram oferecer aos discentes, além de todo o embasamento teórico-prático, uma forma diferenciada de conduzir o processo de aprendizagem. O acompanhamento em grupos de WhatsApp e os encontros semanais motivacionais, envolvendo toda a equipe de suporte psicopedagógico, além do apoio da capelania para aqueles que se fragilizaram emocionalmente durante o processo, foram estratégias de sucesso que já vêm trazendo um diferencial em nossos números.

Em paralelo, a instituição oferta em sua grade uma disciplina absolutamente inovadora: PLANEJAMENTO PROFISSIONAL DE CARREIRA. O programa tem a mediação de um professor especialista em inovação de carreira, o Prof. Roberto Novaes, diretor de Sistemas e Inovação no escritório Marcelo Tostes Advogados, e o suporte psicológico da Dra. Fernanda Ferron, especialista em Gente, Gestão e Marketing e responsável pelo setor de Recursos Humanos do mesmo escritório (ambos coautores do material institucional disponibilizado). Por dessa iniciativa, a IES programou, para os seus estudantes, um trabalho de orientação profissional de carreira dentro da própria instituição. O programa conta com vários fóruns de debates, momentos de reflexão e capacitações específicas para auxiliar o formando do curso de Direito em suas escolhas, haja vista tratar-se de uma área do conhecimento que enseja ao profissional a possibilidade de escolher entre diversas frentes de trabalho diferentes. 

Como vetor adicional de estímulo e preparação para os alunos, a instituição oferta, por meio da parceria com a Act Coach, empresa referência na área de coaching, o curso “Inteligência Emocional”, que tem trazido uma nova perspectiva aos alunos sobre suas forças, fraquezas, crenças e estimulando-os ao autoconhecimento, ferramenta fundamental para uma boa performance no mercado de trabalho. Entendemos que a questão transcende, em muito, a questão da preparação técnica, que não deixa de ser nosso foco e ganhar toda a nossa atenção.

Essa é a nossa forma de ver a educação. Sempre foi, e por isso chegamos aos 100 anos de idade como uma das instituições de ensino mais respeitadas em todos país.Nossa premissa principal é enxergar o aluno de forma integral, não apenas no aspecto de conteúdo técnico-acadêmico, mas como pessoa, indivíduo, com suas emoções e potencialidades.

Drª. Thais Lacerda
Coordenadora do curso de Direito da Faculdade Batista de Minas Gerais

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