8 DICAS PARA INCENTIVAR SEU FILHO A FAZER A LIÇÃO DE CASA

A hora de fazer a lição de casa é um momento de estresse para muitas famílias. Isso acontece quando, por algum motivo, o aluno rejeita cumprir com essa responsabilidade.

Desculpas para adiar esse momento, embates para não fazer o Para Casa, demora excessiva na execução do dever… Há alunos que fazem de tudo para escapar das atividades escolares. A situação se agrava quando os pais já não conseguem mais convencer os filhos a fazer essas lições em casa.

Esse cenário lhe parece familiar? Então, continue lendo este post e descubra como mudar essa situação e incentivar seu filho a fazer a dever de casa.

1. MOSTRE QUE A RESPONSABILIDADE É DO SEU FILHO

Muitos alunos não enxergam a lição de casa como um compromisso dele. Por isso, a primeira coisa a fazer é mostrar ao filho que essa é, sim, uma responsabilidade dele. Sendo assim, o Para Casa não é um dever dos pais.

Nesse sentido, é essencial não deixar que os filhos transfiram essa responsabilidade para você. Ressalte que esse é um compromisso dele e que deve ser cumprido por ele. Lembre-o também que fazer as tarefas da escola é uma questão de honra aos compromissos assumidos.

Para que essa percepção seja mais natural para o filho, uma dica é deixá-lo definir o horário em que o dever de casa deverá ser feito. Isso contribuirá para que o aluno desenvolva virtudes como autonomia e responsabilidade.

2. CRIE UMA ROTINA

Também é importante explicar que é necessário respeitar um mesmo horário de estudos todos os dias. Por isso, esclareça para seu filho que o Para Casa fará parte da rotina diária dele. Faça com que esse momento realmente integre o cotidiano do aluno em casa.

Assim, além de ajudar seu filho a entender que essa é uma responsabilidade dele, os estudos em casa contribuem para o melhor desempenho escolar.

3. RESSALTE OS BENEFÍCIOS

Há alunos que enxergam a lição de casa apenas como uma obrigação e não percebem os benefícios de cumprir esse dever. Se for esse o caso do seu filho, ensine-o que essa é uma estratégia muito importante para consolidar os aprendizados adquiridos durante as aulas.

Dessa forma, como dissemos, o aluno poderá ter um desempenho escolar melhor. Isso porque ficará muito mais fácil para ele entender os conteúdos e passar pelas etapas com mais facilidade.

Lembre-o também que, caso contrário, ele poderá não conseguir acompanhar a turma. Assim, como resultado, poderá até mesmo ficar atrasado na escola.

4. ESCOLHA UM AMBIENTE ADEQUADO

O ambiente em que a lição de casa será realizada não deverá ter elementos de distração. Sendo assim, escolha um espaço da casa mais tranquilo, em que não há muita circulação de pessoas e barulhos.

Retire também aparelhos que possam desviar a atenção do seu filho, como TV e celular. Assim, dê preferência para que, naquele momento, seu filho tenha acesso somente ao material que será usado para fazer o Para Casa.

5. DEIXE QUE SEU FILHO FAÇA A LIÇÃO DE CASA

Essa pode parecer ser uma dica óbvia. Contudo, é muito comum que os pais acabem fazendo a lição de casa no lugar dos filhos.

Correria do dia a dia, falta de paciência para esperar o filho resolver as atividades, dificuldade para ensinar… Essas são algumas das situações que instigam muitos pais a querer agilizar o processo, fazendo a tarefa escolar no lugar do filho.

No entanto, é preciso que a família tenha em mente que, com essa atitude, estará impedindo o filho de aprender! Além disso, o aluno ficará cada vez menos interessado em cumprir essa responsabilidade. Vale dizer também que contornar essa situação depois será muito mais difícil.

Então, se você quer incentivar seu filho a fazer as tarefas escolares, nunca faça isso por ele. Busque deixar que seu filho faça a lição no tempo e do jeito dele, combinado?

6. APOIE SEU FILHO

Não fazer as atividades no lugar do seu filho não significa, contudo, que você não poderá ajudá-lo. A família precisa ser uma grande apoiadora do filho nessa hora.

Sendo assim, fique à disposição para ajudá-lo nas dificuldades que encontrar para fazer as tarefas escolares. Porém, faça isso de modo que você não dê as respostas, mas, sim, leve seu filho a aprender.

Evite também apontar o erro. Nesses casos, é melhor levá-lo a refletir se realmente a resposta daquela lição está correta. Para isso, questione seu filho sobre as questões e estimule-o a estudar mais o assunto para que, assim, consiga realizar o Para Casa.

7. AJUDE-O A LIDAR COM OS ERROS

Nem sempre o aluno consegue acertar todas as lições da escola. Por isso, é importante que os pais ajudem o filho a saber lidar com os erros cometidos nessas atividades.

Para isso, evite repreensões sobre esses erros que ferem o emocional dos filhos. Ao contrário, mostre empatia nesse momento. Converse sobre a importância de estudar mais sobre as matérias que ele tem dificuldade. Mantenha um diálogo com seu filho para que, assim, ele se sinta acolhido pela família.

Aproveite essa oportunidade para incentivar o filho a revisar o conteúdo e identificar em que ele tem errado.

8. BUSQUE APOIO DA ESCOLA

Caso perceba que seu filho não tem superado as dificuldades para fazer os exercícios em casa, procure o apoio da escola.

Certamente, a os professores irão auxiliar a família com estratégias para que essas dificuldades do aluno sejam superadas. O diálogo e a parceria com a escola é fundamental para o desempenho do estudante também em casa!

Gostou do nosso conteúdo sobre como incentivar seu filho a fazer a lição de casa? Então, você irá gostar também do nosso vídeo sobre como construir um hábito de estudo. Confira!

 

 

Tags: