Jornal Hoje em Dia – Mineiros dão a receita do sucesso para tirar nota mil na redação do Enem

Mineiros dão a receita do sucesso para tirar nota mil na redação do Enem

Tranquilidade e muita dedicação aos estudos estão na receita de sucesso dos estudantes mineiros que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve as notas divulgadas nesta sexta-feira. Pelo menos seis alunos do Estado estão no seleto grupo que fechou a prova.

É o caso de Fernanda Carolina Santos, de 18 anos. Para ela, a rotina de produzir dois textos por semana, durante a preparação, ajudou na hora de dissertar sobre “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet”, tema do ano passado.

Na redação, ela citou o sociólogo Zygmunt Bauman e fez referências ao filme Matrix. “Abri o portal e o resultado da redação foi o primeiro que vi. Comecei a comemorar”, contou. A jovem, que fez o preparatório no Colégio Bernoulli, em BH, aguarda a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na segunda-feira, para tentar uma vaga para medicina.

Também mirando a mesma graduação está Bárbara Vicentini, de 17 anos, que estudou desde os 6 no Colégio Batista Mineiro. “A nota é muito alta e pode realizar esse sonho”, diz a adolescente.

A aluna conta ter feito várias redações ao longo de 2018. “Fiquei atenta às atualidades e procurei aprimorar meu texto. Na prova, mantive a calma e fui com base no que havia estudado”.

Tranquilidade também foi essencial para André Bahia, de 18 anos, de Janaúba, no Norte de Minas, outro nota mil no teste. “Sou muito ansioso e, para acalmar, fazia atividades físicas”, revela o estudante, que também vai tentar uma vaga para medicina.

Para conseguir um bom resultado, a professora Allana Mátar, do Bernoulli, afirma que o candidato deve ir além do conhecimento gramatical. “Saber onde está errando, fomentar o repertório e conseguir dialogar entre as diversas áreas de conhecimento. Os avaliadores analisam conforme o que foi pedido”.

Brasil

Em todo o país, 55 candidatos alcançaram a pontuação máxima na redação. Por outro lado, exatos 11.559 zeraram a prova, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nessa sexta-feira também foram divulgadas as notas das avaliações de linguagens, ciências humanas e da natureza e matemática. O resultado poderá ser utilizado para concorrer a uma das mais de 235 mil vagas ofertadas por meio do Sisu, que recebe inscrições até o dia 25. O sistema abrange universidades públicas de todo o Brasil. Os candidatos poderão fazer o cadastro no site sisu.mec.gov.br.

Leia a matéria também no portal do Hoje em Dia:

Mineiros dão a receita do sucesso para tirar nota mil na redação do Enem

Tags: