Gentileza na prática

O ano de 2015 não foi fácil! Várias tragédias e crises aconteceram ou se intensificaram durante os doze meses deste ano. A união de todos fez a diferença para aliviar a dor daqueles que sentiram na pele problemas como a tragédia ambiental de Mariana, o terrorismo em Paris ou a crise de refugiados, além da fome e da miséria que assolam muitos brasileiros.

Sempre atenta à realidade, a Rede Batista de Educação realiza uma série de ações para colaborar com o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade de seu entorno. Entre essas ações estão o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com 280 alunos matriculados; e Batista em Ação, que, em parceria com SESC e SENAC, realizou em setembro a ação Rua em Movimento no bairro Planalto, na qual a população pôde tirar dúvidas com atendimento jurídico, médico, fisioterápico, psicológico e assistência social. No Colégio Batista Mineiro (Unidade Nova Contagem) há 450 alunos da série infantil com bolsa de estudos integral.

Além disso, unindo forças com pais e alunos, a instituição de ensino arrecadou e doou leite e utensílios domésticos para as vítimas da cidade de Barra Longa/MG, numa demonstração prática de gentileza. A ação foi organizada pelas áreas de Capelania e Ciências da Natureza, enfatizando o exercício da gentileza, da solidariedade e do amor ao próximo. Ao contextualizar o acidente causado pela mineradora em Mariana para seu alunos em sala de aula, a professora de Biologia, Renata Frizeiro Lima Netto, percebeu que as lágrimas escorriam pelos olhos de muitos alunos da 2ª série do Ensino Médio. Sensibilizados, eles resolveram ser gentis com aqueles que por descuido de outros perderam casas, registros históricos,  emprego, rio, peixes, matas, famílias. “Tenho orgulho de fazer parte do programa Ética e Caráter, que procura desenvolver virtudes e caráter dos nossos alunos, e o faz a ponto de podermos experimentar essas mudanças dentro e fora da sala de aula! Gentilezapraticada! ”, afirma a professora Renata.

Antecipando as comemorações do Dia Internacional da Solidariedade Humana (20/12), a Rede Batista de Educação abraçou outra iniciativa social, o jogo beneficente “Todos Pela Paz”, promovido pelo jogador Mancini e realizado na última terça-feira, dia 8 de dezembro, no Estádio Independência. Além de apoiar a ação, a Rede Batista de Educação foi um dos pontos de troca de alimento não perecível por 1 ingresso, arrecadando em torno de 1.200 kg de alimentos para a campanha.

Confira as fotos

Tags: