Estudantes da Educação Infantil têm horta própria e aprendem conceitos sobre sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável

Eles são pequeninos ainda, com idade a partir de 4 anos, e já recebem conceitos sobre responsabilidade ambiental e educação alimentar em sua rotina no processo educativo. Estamos falando dos estudantes da Educação Infantil e do 1° período do Colégio Batista Mineiro, que, desde 2012, são responsáveis pela horta que abastece as refeições deles. O objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e a alimentação saudável.

De acordo com Edi Moura, coordenadora do Serviço de Educação Integral (SEI) do Colégio, as crianças participam de todas as etapas do cultivo na horta. “Elas preparam os canteiros, distribuem as sementes, fazem o plantio das hortaliças e depois participam da colheita, sempre acompanhadas da equipe do Serviço de Nutrição. Além da horta, tem também as bananeiras: os alunos acompanham o processo de maturação e também se alimentam das frutas maduras. É um processo lúdico para elas, mas muito eficiente como aprendizado e formação de consciência alimentar”, destaca a educadora.

Na horta, estão plantadas hortaliças como alface, almeirão, cenoura, cebolinha, espinafre, entre outras, que são colhidas uma vez por semana e se transformam nas refeições que as crianças comem diariamente.

Tags: