Conheça os diferentes estilos de aprendizagem para um melhor desempenho escolar

Você já parou para pensar de que maneira o seu filho absorve melhor o conteúdo das disciplinas? Isso mesmo: existem estilos de aprendizagem diferentes e cada estudante se encaixa melhor em um determinado perfil. Ou seja, as habilidades para absorver uma informação variam de um aluno para o outro.

Sendo assim, há pessoas que absorvem melhor a informação lendo, ouvindo, fazendo experiências ou desenhando esquemas. Para entender um pouco mais sobre este assunto, abordaremos a seguir o conceito dos estilos de aprendizagem de acordo com a técnica Vark.

Então, continue a leitura deste artigo e descubra quais são as principais formas de aprender novos assuntos e ajude seu filho a identificá-las para um melhor desempenho escolar.

O que são estilos de aprendizagem

 Os estilos de aprendizagem são a maneira que um aluno utiliza para poder aprender os conteúdos propostos. Isso porque cada estudante tem facilidade com um determinado estilo e mais dificuldade de aprender com outros. Portanto, cada pessoa é única no seu modo de aprender!

Desenvolvido pelos pesquisadores Neil Fleming e Colleen Mills, a técnica Vark é um acrônimo da língua inglesa que designa as quatro modalidades de aprendizagem: Visual (visual), Auditory (auditiva); Read/Write (leitura/escrita); Kinesthetic (cinestésico).

Talvez, você nunca tenha ouvido falar da técnica Vark, mas com as explicações a seguir certamente irá conseguir identificar os estilos de aprendizagem e, assim, ajudar o seu filho.

1. Visual

Este é um estilo de aprendizagem em que o estudante aprende por meio da visão. É aquele aluno que tem mais facilidade para assimilar as informações quando estas estão registradas em gráficos, vídeos, imagens, diagramas, mapas, símbolos e listas. Por isso, são alunos que gostam também de aprender por videoaulas. Trata-se de uma percepção essencialmente gráfica e hierárquica do conhecimento, seja na sala de aula ou em outros múltiplos lugares de aprendizagem.

Geralmente, essas pessoas usam expressões do tipo “do modo como eu vejo isso…”. Este aluno também pode ser conhecido como um “designer da informação”, uma vez que ele naturalmente visualiza o conhecimento. E aí; você notou essas características no seu filho?

2. Auditiva

É aquele estudante que retém melhor a informação utilizando dos meios sonoros. Um exemplo disso são as palestras, uma vez que o seu pensamento é estruturado por meio de palavras.  Por isso, ele é um grande memorizador de conversas. Seu aprendizado se dá melhor ouvindo o professor em sala, entrevistas, podcasts, repetições ou músicas, ou seja, por meio do conhecimento que é falado e ouvido.

Normalmente, esse tipo de estudante não tem a necessidade de fazer anotações em sala de aula para a retenção das matérias e usa a estratégia da informação verbal para sua fixação. Além disso, ele tem o hábito de usar expressões do tipo “pelo que entendi do que foi dito…”.

Uma curiosidade sobre o estilo de aprendizagem auditiva é que esse aluno precisa experimentar com sua própria voz os conceitos a serem aprendidos. Então, se o seu filho, na maioria das vezes, repete as informações ouvidas em voz alta, provavelmente, ele se encaixa no estilo auditivo.

3. Leitura/Escrita

É a modalidade que se diferencia por estar atrelada aos conteúdos escritos. Os estudantes que se identificam com este estilo são aqueles que têm facilidade em lidar com informações expressas na forma de palavras. Na maioria das vezes, eles anotam tudo em sala de aula e fazem resumos dos conteúdos repassados pelo professor. Seu filho faz isso? Se sim, ele pode ser um forte candidato a ter este estilo.

Além disso, são alunos que têm facilidade em expressar os conhecimentos abstratos em linguagem escrita. Preferem estudar por meio de livros, apostilas, dicionários, textos online, artigos, pesquisas, pois essas são as formas que ele encontra de aprender com mais facilmente. Em sua maioria, são pessoas que também gostam muito de ler.

4. Cinestésico

 Este é um estilo de aprendizagem em que o aluno aprende fazendo, colocando a mão na massa.  Quando ele experimenta na prática as atividades propostas, é mais fácil para ele entender e reter novas informações e conhecimentos.

Seu senso de realidade quando está aprendendo é concreto, por isso, a necessidade de vivenciar o conhecimento na prática. Esses são estudantes que precisam de movimentos e interação e, por isso, têm o hábito de escrever o que escutam. Essas habilidades são vistas no seu filho?

Questionários online

Existem alguns questionários online que contribuem também para identificar o estilo de aprendizagem do estudante. Esses testes orientam a nomear características e a pontuar limites entre os modelos. Um exemplo é o Questionário Vark. Que tal sugerir ao seu filho a fazer o teste para ajudá-lo a identificar o estilo de aprendizagem dele? Claro, é importante ter em mente que os testes podem falhar. Por isso, o mais importante é observar quais formas ajudam mais no processo de aprendizagem e buscar investir nelas.

A importância da escola

É importante que a escola ofereça formas variadas de repassar o conteúdo para garantir o aprendizado do aluno.  Por isso, busque saber mais sobre o processo de ensino-aprendizagem adotado pela escola e se há diversidade no modo de ensinar por meio das atividades propostas durante o ano letivo.

Por exemplo, verifique se há propostas pedagógicas que incluam a utilização de música, dança, encenações, jogos, atividades extraclasse, feiras de ciências, entre outras estratégicas que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. Afinal, assim, cada aluno poderá identificar seu estilo de aprendizagem. Isso porque é de extrema importância identificar essa habilidade pessoal, uma vez que essa descoberta pode ser determinante para que o aluno tenha ou não sucesso em certas matérias curriculares.

Viu só como é importante identificar os estilos de aprendizagem para o processo de desenvolvimento escolar?  Então, saiba também sobre como ajudar o seu filho a ser um aluno de alto desempenho na escola!

 

Tags: