Entenda a importância do ensino bilíngue na formação dos alunos

Sabe-se que a infância, o período mais proveitoso para aprender e captar informações, é muito importante para que as crianças se desenvolvam e tornem-se adultos com valores e conscientes do mundo que as cerca.

Antes de matricularem seus filhos em uma escola que ofereça o aprendizado e aperfeiçoamento em outras línguas, como programas bilíngues, é comum que os pais tenham receios em relação ao futuro das crianças e como esse ensino pode contribuir positivamente na vida delas.

No mundo multifacetado que vivemos hoje, saber um outro idioma já é pré-requisito. Portanto, introduzir uma nova língua desde cedo na vida do filho pode proporcionar maiores chances de destaque no mercado de trabalho.

Quer saber mais como esse processo funciona e os benefícios que poderia trazer ao seu filho? Então continue acompanhando o artigo!

O que é uma escola com um programa bilíngue?

Diferente das escolas de idiomas, que se dedicam exclusivamente ao ensino de uma outra língua, uma escola com programa bilíngue ministra as matérias convencionais do ensino básico, como matemática e geografia, com o auxílio de duas línguas: a materna e a nova a ser aprendida. Dessa forma, o ensino de um idioma estrangeiro acontece de maneira natural.

Como esse tipo de escola exige um desenvolvimento constante da concentração, da memória e de habilidades cognitivas, emprega-se um ensino lúdico e personalizado às crianças — colaborando para um aprendizado mais eficaz e facilidades na hora de assimilação do conteúdo. A ludicidade é aplicada nas aulas por meio de músicas, brincadeiras, contação de histórias, material didático especializado, filmes, entre outros.

Com isso, uma vez que o ensino é direcionado e personalizado, não existe uma idade certa ou mínima para matricular seu filho. Contudo, é importante ressaltar que, quanto antes começar, maiores são as chances de aprendizado e rapidez na assimilação desses novos conhecimentos.

Qual é a idade certa para aprender o segundo idioma?

A partir dos 3 anos de idade, estudantes de todas unidades do Colégio Batista Mineiro já aprendem inglês na escola. Afinal, neste mundo globalizado, aprender inglês é cada vez mais indispensável para quem almeja ser bem-sucedido, seja na esfera profissional ou social.

Perguntas como “uma criança consegue absorver bem o ensino de um segundo idioma?” e “a partir de que idade devo matricular meu filho no inglês?” passam diversas vezes pela cabeça de muitos pais e com razão. Mas será que uma criança bem pequena já estaria preparada para mergulhar no universo de uma nova língua?

A resposta é sim! Conforme a coordenadora do ensino bilíngue do Colégio Batista Mineiro, Rita Miranda, a infância é a fase ideal para iniciar o aprendizado de outras línguas. “A melhor idade para começar a aprender o segundo idioma é o quanto antes, porque o cérebro da criança assimila a segunda língua da mesma maneira que assimilou a primeira”, afirma Rita, que é pós-graduada em Educação Bilíngue e em Língua Inglesa.

Segundo a coordenadora, isso acontece porque, na infância, o cérebro é como uma “esponja”, isto é, está preparado para aprender tudo a que é exposto devido a maior capacidade de atividade neuronal. “A criança aprende por sons e intuitivamente pelo ambiente, e não está preocupada com regras gramaticais e listas de vocabulário. Sendo assim, estando em um ambiente em que a língua inglesa é falada, ela aprenderá esta outra língua”, frisa Rita.

Ainda de acordo com a profissional, enquanto um adulto pode fazer cerca de 7,5 mil sinapses — região de contato entre neurônios, na qual se transmite impulsos nervosos de uma célula para outra —, uma criança de 3 anos é capaz de fazer 15 mil sinapses, tendo maior chance de usar na fase adulta o que desenvolveu na infância. E é justamente nesta idade que os estudantes do Colégio Batista Mineiro iniciam o processo de aprendizado do inglês.

O ensino deve ser diário

Em um ambiente dinâmico e propício a descobertas, as aulas do ensino bilíngue do Colégio Batista são interativas e lúdicas, com o intuito de auxiliar o estudante a desenvolver habilidades sociais, linguísticas e cognitivas. A proposta é fazer com que o estudante vivencie o mundo com a habilidade comunicativa em dois idiomas como algo natural.

Dentre os muitos benefícios do aprendizado de um segundo idioma, Rita destaca ainda a maior capacidade de foco, memória, planejamento e desempenho em atividades multidisciplinares, maior capacidade de relação espacial, de resolução de problemas e maior habilidade comunicativa e maior criatividade. “A educação bilíngue não desenvolve apenas habilidades linguísticas. Ela prepara o estudante para ser um cidadão do século 21, que respeita a multiplicidade cultural e linguística que nos rodeia”, conclui a coordenadora.

Quais são os benefícios que o ensino bilíngue pode trazer às crianças?

É importante ter em mente que os benefícios são conquistados e percebidos em curto ou a longo prazo — a depender da imersão da criança e da metodologia empregada pela escola. Veja quais são alguns deles!

Desenvolvimento cognitivo

O Instituto de Pesquisa Rotman, do Canadá, realizou um estudo sobre o bilinguismo e concluiu que pessoas aptas a falar duas línguas demoraram quase cinco anos a mais para desenvolver os sintomas do Alzheimer, já que o cérebro está sendo constantemente estimulado a captar informações novas.

Assim, sendo estimuladas constantemente, as crianças desenvolvem a capacidade de assimilar coisas diferentes, de permanecerem concentradas e de memorizarem o que está sendo ensinado, porque sabem que precisarão usar em algum contexto. Além disso, aprendem que há diferentes formas de falar e de representar uma mesma coisa — o que aumenta o seu leque de vocabulário, compreendendo melhor a estrutura e a formação de frases dos idiomas.

Aumento da compreensão e visão de mundo

O contato com um segundo idioma desde cedo não só faz referência à língua especificamente, mas a tudo que ela traz junto com ela, como um repertório de filmes, livros, músicas, além de uma bagagem de uma cultura diferente, que necessita de um entendimento e um respeito em relação ao novo.

Ao conhecer coisas novas, seja um idioma, uma cultura, um livro ou uma música, tem-se, de fato, um choque cultural, afinal de contas, não é algo que você esteja acostumado. Pensando na realidade das crianças, esse impacto pode ser ainda maior.

Mas, como no bilinguismo infantil os profissionais introduzem aspectos de uma cultura diferente na vida das crianças, elas podem entender desde cedo que o mundo é diverso e que ninguém se torna mais ou menos competente que outra pessoa apenas por ser diferente.

Além disso, elas podem entender que a diversidade traz benefícios, como novas amizades, aprendizagens, conhecimentos e uma visão completa e mais ampla do mundo.

Melhores oportunidades para o futuro

Às vezes, as crianças não percebem que o aprendizado de hoje vai impactar diretamente em seu futuro, mas os pais entendem isso. Eles poderão ver que as novas habilidades que seus filhos conquistarão com esse tipo de ensino serão fundamentais para o futuro deles, já que precisão lidar com diferentes contextos, lugares e pessoas.

Nesse novo mundo, o mercado de trabalho procura por um profissional que saiba outros idiomas, tenha uma visão geral do mundo, seja respeitoso, tenha boa memória e um vocabulário ampliado para poder falar sobre assuntos diversos com pessoas diversas.

Além disso, o conhecimento de um novo idioma, como o inglês, pode ser o grande facilitador para algumas experiências que seu filho terá futuramente, como viagens, intercâmbios e exames de proficiência — exigidos por muitas universidades estrangeiras e empresas multinacionais.

Matricular seu filho em uma escola que, além de oferecer o ensino bilíngue, preocupa-se com o desenvolvimento integral da criança, é o primeiro passo para um crescimento saudável, pessoal e profissionalmente. Por isso, nosso colégio oferece uma educação integral, personalizada, completa, lúdica e multicultural, claro.

E ai, gostou da metodologia bilíngue? Nós do Colégio Batista Mineiro temos um ensino completo e de qualidade para seu filho. Entre em contato conosco para saber mais!

Tags: