Economista ensina estudantes sobre estratégias de educação financeira

Quem não sonha em ter independência financeira? No último dia 13 de fevereiro, o economista Samuel Barbi mostrou aos estudantes da 1ª e 2ª série da unidade BH Floresta – Séries Finais que esse sonho pode, sim, tornar-se realidade. Ex-aluno do Colégio Batista Mineiro e mestre em Saúde Pública, Samuel ensinou que, para ter independência financeira, o planejamento é essencial e deve começar desde bem cedo.

Durante a palestra, o economista explicou que, nesse planejamento, é importante cumprir duas metas: gastar menos e fazer investimentos. Dessa forma, o objetivo é ganhar mais e, assim, garantir uma vida melhor no futuro. Para isso, porém, Samuel lembra que as principais estratégias são trabalhar muito e buscar sempre se capacitar. As escolhas de consumo também devem ser conscientes. Além disso, é preciso conhecer bastante sobre os investimentos para que sejam feitos de forma inteligente.

O palestrante ainda incentivou os estudantes a serem empreendedores. “É possível que você gere renda através de outras pessoas. Isso é empreendedorismo”, destacou.

Samuel, porém, afirmou que todo esse esforço deve ter um propósito, que é conquista de uma vida melhor. “A educação financeira é um instrumento para a realização de sonhos, qualquer que seja sua área de formação”. Contudo, como bem lembrou ele, é importante também entender que o “dinheiro não é um fim em si mesmo! É um meio para se obter liberdade (financeira) e conquistar sonhos”.

Leia mais:

Projeto Supermercado da Criança ensina como os estudantes podem contribuir na hora de ir às compras

Tags: